terça-feira, julho 10, 2007

O Público dá colo a Mendes




A informação contida no post anterior foi retirada do Público de hoje – que a foi colher a uma notícia de ontem do RCP. É espantoso como se vira uma notícia de pernas para o ar: o “jornal” desvaloriza a situação e enfatiza o desmentido. O título dado pelo Público é «Marques Mendes desmente “interferência” num contrato entre a PT e o grupo Fix». A notícia começa assim:

    «O líder do PSD, Marques Mendes, desmentiu ontem ter efectuado qualquer contacto no sentido de interferir num negócio entre a Portugal Telecom e a Fix, uma empresa de engenharia e telecomunicações que presta serviços à PT. "Não interferi em negócio nenhum. Recebemos um e-mail da Fix, denunciando uma situação relativa a um contrato com a PT, e reenviámo-lo, colocando o assunto à consideração da administração da PT", declarou Marques Mendes ao PÚBLICO, garantindo que se tratou de um procedimento em tudo igual àquele que a direcção do PSD adopta sempre que recebe cartas, faxs ou e-mails, seja de um simples cidadão, empresas ou instituições.»

As ligações de Marques Mendes ao grupo económico do qual faz parte a Fix aparecem diluídas no meio do texto. Para além do desmentido, o que é valorizado pelo Público é o facto de a Fix estar na posse de informação privilegiada da PT e, em consequência, Granadeiro ter revelado a intenção de proceder à abertura de um processo de averiguações.

Talvez amanhã o Público aprofunde a coisa, informando os seus estimáveis leitores acerca de:

    • Como pode Mendes alegar desconhecer a existência da Fix se é presidente da Mesa da Assembleia Geral da Paínhas, SA, a empresa-mãe do grupo? Não lê o Relatório e Contas?
    • Se o e-mail tinha informação privilegiada da PT, Mendes não se deu conta disso?
    • A Fix tem contratos com a PT desde quando? Coincidiu o início dessa relação com o período em que Mendes foi ministro?


PS — Paulo Ferreira, no Sobe e desce da última página do Público, contraria o teor da notícia, pondo o dedo na ferida: “É mau quando a política se mistura com os negócios. Se alguém se queixa da PT a Marques Mendes, é porque tem esperança que este interceda junto da empresa. E se este intercede, como fez, enquanto é líder da oposição, dá poucas garantias de separar águas se um dia chegar a governar. E dizer que é normal agrava tudo.

Com mais uma tirada destas, ainda vamos ter de fazer uma campanha em defesa de Paulo Ferreira. José Manuel Fernandes não costuma achar graça a estes desvios à sua linha editorial.

15 comentários :

Anónimo disse...

Muito bem analisado. Bom post.

Anónimo disse...

Está na cara que a notícia do Público - que certamente só publicou porque já era pública - até no título é um branqueamento do Mendes.

Anónimo disse...

O Público é hoje um jornal sem credibilidade - a notícia mais parece do que uma oportunidade dada a MM para dar a sua versão. Tal como num órgão oficial.

Anónimo disse...

Quando é que teria começado o contrato da FIX com a PT?
O Mendes estava no Governo? O fax também terá sido enviado pela sua secretária? TUDO NORMAL!

Anónimo disse...

O jornalismo de sarjeta.

Anónimo disse...

Tem problemas nos seus negócios? Escreva ao MENDES.

Garantia de sigilo - os jornalistas deixam passar.

Anónimo disse...

NEGÓCIOS?
O MENDES NA OPOSIÇÃO É BOM.
COMO SERIA NO GOVERNO?

Anónimo disse...

É incrivel: há interrogações mais do que duvidosas sobre o líder da oposição e a Atlântica, aá um email a interceder por negócio de uma empresa que... e o silêncio de certos jornalistas e jornais acomoda-se...

Anónimo disse...

Miguel, lê com atenção a notícia do DE. Lá pelo meio, de forma muito ao de leve, diz-se que Mendes PROTESTOU junto de Granadeiro. Será isto o mail da secretária ou houve mesmo mais: seria um TELEFONEMA?

Anónimo disse...

Caro Abrantes,

Há um aspecto a que se tem dado pouca atenção e que merece uma maior reflexão.

O PSD tornou-se na nossa democracia um partido de boatos, insultos, insinuações e julgamentos de carácter. Ainda não parámos para analisar as últimas eleições em que o psd iniciou a era das campanhas negras.
Nás eleições para a Cãmara estamos a assistir a esta mesma deriva com insinuações e insultos.
Ao mesmo tempo, vamos vendo a falta de vergonha com que os seus dirigentes vão cometendo actos que, esses sim, são prenunciadores das piores suspeitas.
Este tema merece uma séria reflexão de todos nós. Porque não é apenas o desnorte de uma oposição que adere a qualquer coisa para superar a sua falta de assunto´. É uma oposição que aparece coligada, materialmente coligada, aos mais diversos interesses.
E quando os interesses, sobretudo os interesses económicos, vão bater à porta da oposição é porque não foram bem sucedidos na outra porta.
Quando temos um Governo que resiste e afronta os diversos interesses, eles vão apoderar-se daqueles que são mais fracos (eticamente mais fracos?).
Obrigado, Miguel, por nos proporcionar um espaço que não está ao serviços dos grandes grupos de comunicação social e por trás dos quais pululam outros interesses.

Anónimo disse...

Será que quando o PR no discurso do 25 de Abril falava da promiscuidade entre política e negócios se estava a referir a MMendes?

Anónimo disse...

Quem te viu e quem te vê
Ó Mendes não te tentes
Não enterres o psd

Anónimo disse...

Não ha dia em que não apareça um nome do psd ligado ao submundo do crime. A MAFIA não fazia melhor, penso até que o psd poderá dar umas aulas nas nossas cadeias, ensinando como se consegue "vencer" na vida.
Á tempos foram as questões em Oeiras,está tudo calado.Aguardo que o Sr. Abrantes,traga novidades.Agora é mais uma vigarice que deve ser esclarecida.
O psd transformau-se num antrio de podridão, onde imperam esquemas de corrupção, tendo como lider e mentor o bokassa da madeira. Mendes segue-lhe os passos para não perder a liderança.

Anónimo disse...

CENSURA

Os directores de informação e balsemão, receberam ordens do governo para não passarem noticias referentes aos negocios do M. Mendes na FIX.Acreditam?..
Alguém viu nos telejornais noticias sobre este caso?
Afinal quem exerce a censura?
Será o governo? Ou..toda esta camarilha de comentadores pagos,directores de informação, balsemão, Igreja catolica e afins?
Se não são eles, só se parte da casa civil da presidencia.

Anónimo disse...

Oeiras, Lisboa, 12 Jul (Lusa) - A Câmara de Oeiras, accionista maioritária da Universidade Atlântica, pediu a uma "entidade externa" para realizar uma auditoria às contas do estabelecimento a partir de dia 20 de Julho, disse hoje à Lusa fonte da autarquia.

Na edição de hoje, o jornal Correio da Manhã revelava que Marques Mendes corre o risco de ter de pagar os descontos à Segurança Social referentes ao período em que desempenhou funções de presidente da EIA - Ensino, Investigação e Administração, empresa responsável pela gestão da Universidade Atlântica.

Marques Mendes recebeu em senhas de presença, mas uma acta da EIA, a que a Lusa teve acesso, fixou-lhe "remunerações ilíquidas mensais" de 750 contos (em moeda antiga), para 14 meses, o que, segundo o jornal, leva o Instituto da Segurança Social a admitir avançar com uma investigação para apurar os factos.

Segundo adiantou hoje à Lusa fonte da Câmara de Oeiras, a "gravidade das mais recentes notícias" levaram a autarquia a avançar com um pedido de auditoria às contas da Universidade a uma "entidade externa", um processo que será iniciado no próximo dia 20 e que "deverá demorar poucos dias".

A mesma fonte justificou o pedido com o facto de a Câmara possuir 41,31 por cento das acções do estabelecimento de ensino, sendo a sócia maioritária.

"O presidente [Isaltino Morais] não tenciona reagir por enquanto à notícia. Irá fazê-lo depois da auditoria, se houver necessidade disso", afirmou.


RYC/ MSP.

Lusa/fim