domingo, dezembro 06, 2009

O carácter do escorpião

Na sua homilia costumeira, o Prof. Marcelo referiu dúvidas quanto ao carácter de Sócrates e afirmou que este tem uma relação difícil com a verdade. Para provar a sua tese, Marcelo nada adiantou. Assim, para comprovar a veracidade do que disse, resta-nos avaliar a idoneidade do autor.

Marcelo é conhecido desde tenra idade por traquinices que se transformaram paulatinamente em velhacarias, tanto na sua vida académica como na actividade política. Para o demonstrar, basta respigar três pequenas histórias conhecidas de todos.

Todos nos lembramos de que Marcelo era o tal adolescente que tocava a altas horas da noite à campainha do prédio do padre Melícias para lançar as culpas em Guterres. Marcelo foi o jornalista que, sob anonimato, chamou lelé da cuca ao seu patrão e protector, Francisco Balsemão, exactamente no jornal de que ele é proprietário — o Expresso. Marcelo é o político maduro que garantiu que nunca assumiria a liderança do PSD e que, pouco depois, assumiu mesmo, num exercício de salta-pocinhas, em que trocou o papel de comentador pelo de líder.

As qualidades do comentador que lança o labéu sobre Sócrates não deixam dúvidas. As suas dificuldades de relacionamento e os seus problemas de carácter são sobejamente conhecidos. Por isto, seria paradoxal que ele pudesse falar dos outros a propóito destas questões.

12 comentários :

Ana Costa disse...

Mas tambem disse que a oposição o que pretende é ditar o Governo abaixo.E que o PSD antes de tomar posições e iniciativas devia pensar se concordava com elas caso fosse Governo.Apesar de ter feito afirmações,com as quais eu não concordo,e que ele tambem não fundamentou,acerca de Socrates,não deixou de criticar a vergonha do que foi o debate de sexta-feira passada na AR,focando os temas que deviam ser debatidos e que preocupam todos nós.Não sou do PSD,nem nunca votei nesse partido,contudo penso que estão a reagir muito a quente ao comentário de hoje.

Anónimo disse...

Marcelo é um homem sem caracter. E está bem acompanhado com a Flor Pedroso.

Anónimo disse...

Falta a história do menu inventado de um jantar em Belém e que o Portas contou num programa do Herman.

Fedorento disse...

É a fase derradeira do ataque ao Primeiro Ministro. Depois de o arrastar pela lama da calúnia e da supeita permanente, por cartas anónimas do Freeport ou escutas ilegais da Face Oculta, chegou a hora de abrir o jogo todo. Marcelo já avançou e a RTP deu-lhe a voz e esta é o sinal para avançar para um 25 de Abril Judiciário.
Não esperava ver isto, mas estou a ver. Perfeitamente sintonizado com a Ferreira Leite que já havia declarado na AR que Sócrates não respeita o cargo que exerce e outras e mais outras como «O PM está sob suspeita».
Até Março é o tempo em que não pode ser demitido o PM. Até Março, o PSD não se importa de não ter lider ou tê-lo a prazo. Com o golpe judiciário em curso, para quê fazer comicios eleitorais? Para quê um programa de governo?Para quê fazer oposição às politicas do governo? Para quê um presidente para o PSD? O golpe judiciário é que há-de determinar quem vai ser o próximo PM. A Justiça em Portugal, como diz Marinho Pinto, foi capturada pela política e aceitou de bom grado esse abraço: mortal para a democracia.
E que tal suspender a democracia por seis meses, endireitar tudo e depois venha então a democracia?
Quem foi que falou assim? E quem escutou atentamente e achou uma óptima ideia?
Será que ainda se vai a tempo de parar a golpada judiciária?

Anónimo disse...

sobre o marcelo de ontem, aconselho vivamente a crónica de ferreira fernandes no dn de hoje. lembra-nos ff o carácter de mercelo, com a invenção de um jantar fantasma com requintes de vichyssoise. a ler e a reproduzir.

Anónimo disse...

Como está bem patente a golpada até contou com o alto patrocinio do mais alto magistrado...

A ideia era condicionar a voz do eleitorado: conseguiram uma parte e que foi acabar com a maioria e qualquer hipótese de estabilidade.

Mas o trabalhinho não ficou completo - daí a raiva daqueles que agora chamam porcalhões ao povo - e aí está mais do mesmo com os juizinhos e aquelas fugas tão selectivas cujo autor nunca é descoberto - como convém!

Anónimo disse...

Mas ainda ha dúvidas de que o Pinóquio é um mentiroso compulsivo e sem carácter? Chiça!

Unknown disse...

Não há excitação a mais nos comentários de hoje. As "traquinices" do Marcelo são bem conhecidas mas, considero que, devido à sua idade e "curriculum de carácter" deveríamos começar a designar essas traquiniçes como pulhiçes. Se muitos no PSD pudessem falar, ainda lhe chamavam nomes piores. Quando é que este tipo de pessoas são levadas para o Circo para substituirem, no que for possível, os animais recentemente proibidos de lá actuarem?? Estou completamente indignado em ter de pagar a este tipo os "comentários" com que nos brinda há anos. Prefería o A.João Jardim que pelo menos diz claramente o que pensa mesmo desiducadamente mas com quem nós a seguir podíamos ir beber uns copos e depois desandar para a colectividade de dança mais próxima!!Só tinhamos de ter cuidado para ele não tropeçar na "bengala do Johny Walker e partir a cabeça ou outra coisa mais que lá esteja implantada.

Anónimo disse...

Bem metida...é bom, é a contar anedotas e historias da carochinha...ao pé dele é uma risata.

Zé Boné

Zé da Póvoa disse...

Curioso! Agora começo a entender a razão por que algumas Instituições (U.I.) dão dinheiro para os juízes (Sindicato). Não há almoços grátis !

Anónimo disse...

vOCÊS SÃO GIROS E PREVISÍVEIS, TAL COMO OS "cHICOS eSPERTOS": usam muito o lápis azul quando o comentário não é do vosso agrado. Giro. Pra mim, confortável, porque apenas confirma a falta de carácter de todos vós (incluido os governantes que tanto apoiam).Iguais, demasiado iguais...

Anónimo disse...

Peço desculpa da minha ignorância, mas não entendi aquela do pinóquio.Quem e´o pinóquio? Será o primeiro ministro? Então o mentiroso é o Sócrates? E toda a cambada do PSD, juizes, investigadores,jornalistas ,todos os que, às escondidas caluniam e insultam, sem deixar hipóteses de defesa a ninguem ? O que serão esses? Gente séria? O Pacheco, o Aguiar, a Manelinha, o pinguim trepador,etc.etc.etc. Estes comentadores da treta estão a fazer o trabalhinho porco dos que querem, anseiam ,estão desejosos de ir para o poder, sem ser por eleições Antonio Manso