sexta-feira, abril 15, 2011

E ele ficou-se!

          “Um fraco rei faz fraca a forte gente.”
          “Mísera sorte, estranha condição!”
          Camões, Os Lusíadas




A história do turista finlandês que invectivou Passos Coelho num jantar na Madeira é um momento único para se conhecer o líder do PSD. É um auto-retrato cruel, porque involuntário.

Quando Passos Coelho reproduz a acusação — corroborando-a, portanto — do tal finlandês de que os portugueses vivem à custa dos contribuintes da Finlândia, o líder do PSD revela, à uma, duas coisas:
    • Não faz a mínima ideia de como se processam as relações económicas no seio da União Europeia;
    • Não foi capaz de reagir à humilhação do finlandês (nem ao menos lhe atirando na cara que não recebia lições de um país que se ficou nas covas aquando do cerco nazi de Leninegrado).
É nestas alturas que me vem à cabeça que a pior coisa que fizeram aos jovens foi ter acabado com o Serviço Militar Obrigatório. Acredito que a recruta teria ajudado Pedro Passos Coelho a aprender a não vergar.

27 comentários :

Farense disse...

Isto é uma aldrabice. Quem pode acreditar num tipo destes que abre uma crise com uma mentira? Historietas de treta...E já agora, qual foi a sua atitude?

Anónimo disse...

o finlandês estava mancomunado com o sócrates. deviam proibir armadilhas na caça coelho, só furões tipo pacheco.

Anónimo disse...

E que um garoto chegar a primeiro-ministro?!... Francamente.

Anónimo disse...

Um dó!...

Leonor Pinto

Anónimo disse...

Estou de acordo. Demasiado imberbe para primeiro-ministro.

Anónimo disse...

Um finlandês bêbado, infere-se das palavras de Passos Coelho, gozou com ele e e este fica-se. Boa malha Passos

Anónimo disse...

este gajo é uma anedota completa.

Anónimo disse...

O tal turista finlandês, cidadão europeu informado por uma comunicação social sem asfixia patronal, já deve ter visto a lista com retrato, dos verdadeiros artistas que o vão pôr a pagar almoços em Portugal. Dirigiu-se ao camarim…

Anónimo disse...

"É nestas alturas que me vem à cabeça que a pior coisa que fizeram aos jovens foi ter acabado com o Serviço Militar Obrigatório. Acredito que a recruta teria ajudado Pedro Passos Coelho a aprender a não vergar."

E será que teria ensinado Sócrates a não mentir?

Zé da Minda sempre. disse...

Miguel,o seu Post, está demais. O Povo agradece.

Anónimo disse...

E por falar em mentir: penso que o PSD estÁ A TENTAR FAZER UM "TRABALHO NOTÁVEL"...

Anónimo disse...

Emprestar dinheiro a Portugal com tx de juro de 5% é um excelente negócio para quem empresta - esmifram-nos e ainda por cima gozam connosco!!! Como se isto não bastasse, este Passos Coelho fica-se. Sem comentários.

Otília Gradim disse...

Este post fez-me chorar!... de riso!!!!!

Se ele conversa assim em publico... como serão as suas conversas em privado?

Quem leva este fulano a sério?...

Anónimo disse...

Mas não diziam que era um exagero a ideia de perda de reputação para que Socrates alertou (isto é a vergonha que nos atingiria) no caso de recorremos à "ajuda" externa? Foi preciso um finlandês para explicar isso ao PPC.

Eleitor cada vez mais alienado disse...

Miguel Abrantes: fico um bocado desiludido com o seu diálogo imaginário com o lapão etilizado, que não teria ficado nada atrás do pudim flan que o Coelho engasgado entornou nas calças (segundo vários economistas televisivos idóneos me comunicaram por SMS).

Já agora, é verdade que os finlandeses, depois de um comportamento heróico na Guerra de Inverno que lhes foi movida pelo Estaline, se ficaram nas covas em Leninegrado, mas também é verdade que foi essa a vontade expressa do Hitler que não os quis juntar ao cerco propriamente dito.

Nessa veia, a única coisa de que a Finlândia pode ser acusada com alguma justiça é do súbito acesso de neutralidade, quando as coisas começaram a correr mal para os seus co-beligerantes alemães. Mas dada a monstruosidade generalizada que foi a 2ªGM nem isso me pareceria muito curial.

Teria sido muito melhor oferecer amavelmente ao finlandês do Coelho o auxílio amável para voltar a encontrar o caminho do hotel.

Eleitor algo alienado disse...

Já agora, chamo a atenção para este gesto do Vaclav «Mãozinhas» Klaus, o presidente da República Checa que nos humilhou o Cavaco em Praga (isto de arrear em Portugal através do pessoal formado no PSD começa a ser uma moda; havia de ser com o Mário Soares!), capturado em vídeo «abafando» uma caneta cerimonial com pedras semi-preciosas durante uma conferência de imprensa no Chile, sem dúvida para diminuir o seu défice pessoal: Klaus em acção (com a devida vénia ao Sol que aqui não andou mal).

Sugestão para quem estiver em contacto com os poderes que mandam: se tiver lugar em Portugal algum futuro encontro com este presidente checo e for necessário assinar algum documento, forneça-se-lhe uma caneta ostensivamente ligada à mesa por uma corrente. Infelizmente não é nada provável um tal encontro, e ainda menos sem Portugal na posição ingrata de devedor. Enfim, esperanças...

João Estrela disse...

E ficou por esclarecer o mais importante: a ementa!

Que será que o finlandês comeu que lhe provocou tal azia? Será que lhe roubaram o Nokia a meio da refeição?

Anónimo disse...

Se os filandeses ficaram nas covas na 2ªGuerra... Portugal ficou onde?

António Ferreira disse...

É muito simples de analisar.
PPC é um cobarde.

FB disse...

Ainda este não chegou ao pote e já tenho saudades do Santana!

Portas e Travessas.sa disse...

Um rapaz é um garoto

É enteado do Angelo?

Sofia C. disse...

Não sei se a história é verdadeira ou não, o que sei é que há cretinos em todos os países, logo na Finlândia também. Não creio que o comentário mereça atenção. O nosso complexo de inferioridade e a susceptibilidade actual (muito compreensível) é que dão a esta historieta uma relevância que não merece. Sinceramente, repito a ser verdade, o senhor finlandês é que sai mal na fotografia ( no mínimo idiota, no máximo fascisóide) e o PPC também por não ter inteligência e continuar a propalar a coisa.

Ernestina Sentieiro disse...

Lembram-se da "velhinha da Lixa" que segredou a Fernando Nogueira, em campanha eleitoral, que ia ganhar as eleições (a António Guterres)? Esta agência de publicidade anda mesmo com falta de imaginação... Não poderia inventar qualquer coisinha mais credível?
Só há uma hipótese para a "história" do finlandês: o cliente do restaurante estava a dirigir-se a A.J. Jardim, para lhe lembrar que não era pagante dos jantares laranjas jardinistas.
Seja como for, é deprimente ver um político contar em público uma história, que, a ser verdadeira, revelaria estarmos perante alguém que se acobarda quando insultam o seu país.

A.Rebelo disse...

"Ele ficou-se",qual é a admiração?Primeiro,os exemplos vindos de cima são para ter em conta,vide Cavaco com o presidente Checo,uma vergonha no género come a cala,Cavaco como presidente na Madeira enxovalhado em vários tons.Segundo,a resposta pronta e para calar,apura-se a partir de dotes pessoais e de experiência política que não obtido nos "jotas"escola de vícios e maus costumes ou em estúrdias no Bairro Alto.Terceiro,é requerido uma dose certa de mioleira e preparação cultural.Também nos "jotas"são matérias de impossível aquisição.O Mouzinho de Albuquerque a quem miolos não faltavam entendeu certa feita que a melhor resposta estava numas cacetadas a preceito com um taco de bilhar.Não vamos exigir do "jotinha"tais extremos até porque se arriscava a desalinhar o penteado e nem tinha à mão a súcia protectora das libações fora de portas.

Anónimo disse...

A falta de resposta, mesmo que educada e de circunstancia diz tudo deste imbecil PPC. Não têm perfil para governar, ponto. Só isto já era suficiente para voltar ao obscuro buraco da JSD. Agora juntem-lhe a propensão para mentir (sim que este também a tem )e depois descair-se em publico, e pensem no resultado para o pais...

Anónimo disse...

afinal quem é que pagou a jantarada do coelho & friends

Anónimo disse...

O que Pedro Passos Coelho não disse é que almoçou no dia do Congresso do PSD-Madeira na Quinta Vigia (presidência do Governo Regional), à conta do orçamento. O turista finlandes quase acertava, só que de facto quem pagou a factura foi o contribuinte português, não o finlandês.
Em anterior visita ao Funchal PPC recusou reunir com Jardim na Quinta Vigia exigindo que o encontro de carácter partidário tivesse lugar na sede do partido. Puxou pelos galões de presidente do PSD e para não ficar numa posição subalterna se fosse recebido na residência oficial do presidente do governo regional.