terça-feira, agosto 14, 2012

Da série “A Fenomenologia do Ser”¹ [15]


PPC e os aprendizes de feiticeiros do spin político que tomaram conta do PSD e do Governo utilizam de forma descarada e intencional a família e a esfera privada para efeitos de marketing político. À medida que exageram começam a ter a merecida retribuição.

O problema é quando a retribuição atinge terceiros absolutamente inocentes; nesse caso já não é um problema político é, fundamentalmente, um problema moral.

Como é evidente PPC não leu nenhum dos autores que afirmou ter lido numa entrevista ou se os leu não compreendeu nada do que leu. Porque se tivesse compreendido alguma coisa do que disse que leu nunca se teria exposto a situações como a que este título descreve: "Protesto assusta filha do primeiro-ministro".

De facto, como escreveu um dos autores que PPC se gabou de ter lido
    … l'existentialiste, lorsqu'il décrit un lâche, dit que ce lâche est responsable de sa lâcheté. … le lâche est défini à partir de l'acte qu'il a fait. Ce que les gens sentent obscurément et qui leur fait horreur, c'est que le lâche que nous présentons est coupable d'être lâche. … Ce que dit l'existentialiste, c'est que le lâche se fait lâche, que le héros se fait héros ; il y a toujours une possibilité pour le lâche de ne plus être lâche, et pour le héros de cesser d'être un héros.
      Sartre, L'existentialisme est un humanisme²

________
¹ Obra filosófica que o actual primeiro-ministro afirmou ter lido na sua juventude, desde então, perdida.
² Retirado daqui. Existe uma excelente tradução de V. Ferreira que infelizmente não tenho aqui à mão.

10 comentários :

Anónimo disse...

A verdade é esta - quando a minha filha não quer comer a sopa - mostro-lhe a fotografia do mentiroso-

O Careca da Praça do Chile

Fátima Empadinha disse...

A idiotice, ignorância e incompetência do 1º ministro, já deixou (e vai deixar) muitas mais crianças a chorar e ninguém da corja parece importar-se com isso.

ignatz disse...

a cachupa está cada vez mais redonda, já dá para rebolar até à praia. isso é que assusta.

Cristiano disse...

Claro! porque na democracia idealizada pelo corporações ,primeiro ministro eleito democraticamente não tem o direito de andar na rua com a sua familia como qualquer pessoa "normal".
Sinceramente em vez de dizer que anda a ler autores muito sofisticados, aconselhava a começar pelo diccioonário com duas palavras muito simples:
Liberdade e Respeito.
se conseguir entender o seu significado, face ao seu comentário completamente ignóbil, já será um grande avanço.
Força aí na censura.

Anónimo disse...

As pessoas normais não exploram politicamente a família e a vida privada nos termos e com a frequência com que PPC o faz. As pessoas normais e com um normal sentido ético e da decência não têm nenhuma dificudade em compreender isto. Uma coisa é ser vítima dos abusos e da curiosidade jornalística outra bem diferente é incentivá-los.

Cristiano disse...

Posso perguntar ao anónimo das 04:44, em que é que passar férias com a familia no mesmo sitio onde as passa há vários anos, constitui um "incentivo aos abusos jornalisticos"
uma "exploração politica da familia" uma falta de "sentido de ética e decência"???
Deduzo que para isto não acontecer teria que ter um comportamento semelhante ao PM que levou o país á bancarrota, ou seja ir para sitios tão exclusivos que se há coisa que lá não se encontra são pessoas "normais". É isso?

André disse...

ò Cristiano, o homem anda à 1 ano a mentir e encavar portugas e agora quer brincar às pessoas "normais"? Se quer brincar às pessoas "normais" fique a passar férias em Massamá e entregue o subsidio de férias que descaradamente manteve para si próprio e para a sua gangue. As pessoas "normais" não andam a colar cartazes até aos 36 anos, nem almoçam frequentemente com o escroque do Dias Loureiro para se aconselharem. Liberdade? Respeito? Respeito é para quem tem.

Anónimo disse...

o Leitor André disse tudo.
Se PPC não tem consciencia da merda que anda a fazer então não têm capacidade para ocupar o cargo que ocupa.
Se tem consciencia, insistir em expôr a familia inteira ao protesto (justo diga-se de passagem) da multidão anónima é um gesto calculado e infame que só o devia envergonhar.
Não precisa de se esconder em hoteis de 5 estrelas ou viajar para fora do pais. Basta manter a descrição e escolher um local diferente , não anunciado de antemão aos jornalistas, de forma a evitar situações em que possa expôr a própria filha ao medo.
Capisce, laranjinha de serviço?
Não são os jornalistas que estão a usar PPC, é PPC que está a usar os jornalistas e estes, obedientemente, morderam o isco.

Anónimo disse...

Caro Cristiano, a direita não tem como dizer que lê o autor A ou B, porque é seu património, em Portugal, ser boçal e ignorante. De resto, recomende o seu primeiro-ministro a perceber primeiro quem foi Sartre. a partir daí pode citar todos as profundezas da obra de Stuart Mill, o pouco alimento intelectual que vos serve para, mal, reivindicarem o monopólio da liberdade.

Cristiano disse...

Para o caro anónimo, uma manifestação ORGANIZADA por um DIRIGENTE do BE, é uma manisfestão espontânea de gente anónima...
Está tudo dito.

P.S-Continuem em força com a censura, estão a fazer um optimo trabalho.