terça-feira, setembro 11, 2012

7 de Setembro

A declaração de Passos Coelho, na sexta-feira, virou o país. A circunstância de Passos Coelho, mal se despachou da comunicação aos portugueses, ter ido a correr alegremente ouvir cantar ‘Nini dos Meus 15 Anos’ (e a própria conferência de imprensa de hoje, na qual Vítor Gaspar concluiu o saque) revela que o PSD dos estarolas é mais eficiente a ir ao pote do que a perceber que o vento tinha mudado.

Paulo Portas, o líder do “partido do contribuinte”, parece ter sido o único a antecipar a tempestade. Primeiro, refugiou-se no Brasil, onde se entreteve a promover a carreira de Mariza, e, depois, através de uma simples frase, demarca-se dos estarolas e faz um compasso de espera para ver como as coisas evoluem.

O PS parece ter sido apanhado de surpresa. Perante a gravidade da situação, António José Seguro manteve-se em silêncio um dia e meio, dando a ideia de que, se não tivesse um evento marcado para domingo, continuaria sem se fazer ouvir. Perante o saque organizado pelo bando que tomou o aparelho do Estado em Junho de 2011, que deixou o país em estado de choque, o secretário-geral do PS achou não haver urgência em falar ao país e, quando decidiu falar, limitou-se a umas palavras vagas através das quais repetiu o que já dissera noutras circunstâncias (que não seria “cúmplice das políticas seguidas pelo Governo”), como se se tratasse de mais uma diabrura avulsa da coligação de direita.

Seria trágico, se o PS continuar a marcar passo na parada, que o PCP e o BE viessem a beneficiar do descontentamento popular — eles que tiveram assento no comité que convidou a troika a visitar o país.

17 comentários :

Anónimo disse...

O PS não pode dizer que vai votar contra o orçamento porque não o conhece e um partido de governação tem de ser responsável. Em relação ao PCP e o BE será preciso demonstrar que eles foram responsáveis pelo resgate do FMI. Esses pulhas aliados à direita destruíram o nosso país.

Joaquim O. disse...

Muito bem, Miguel Abrantes. Muito bem mesmo.

Finalmente, finalmente este blogue de eleição chama o boi pelo seu natural e ruminante nome.

Vê, que não custou nada?

josé neves disse...

Caro Miguel,
O que Seguro devia fazer de imediato, após estes saques sucessivos à classe média, a gente moderada fonte de seus militantes e simpatizantes além de força de liberdade e estabilidade, era ter convocado já o povo para a "Alameda".
Fiz essa pergunta a Mário Soares há dias aqui em Loulé e ele respondeu:
Pois, mas eu já tenho 86 anos.
O Seguro terá à volta de 50, de que está à espera?

Fernando Romano disse...

Comentar este artigo corre-se o risco de o corromper. Oportuno, tudo no seu lugar.

------------------
Este meu comentário é um aparte:

Seguro faz mal em não trazer para o debate o que se passou na política portuguesa de 2005 a 2011.

(Esse nó, Dr. Seguro, tem de ser desatado, "custe o que custar", a mentira tem de ser corrigida, a verdade tem que vir ao de cima, nem que seja aos berros, aos murros, sei lá..... Esta gente que nos governa vai esticar-se para a frente, radicalizar a asneira, única chance de poder sobreviver.)

E não é só ele (Seguro) e o PS que perdem com essa omissão, é também o País e os portugueses. Esse confronto é incontornável,o Governo e PP-PSD-PCP-BE sabem isso e tentam evitá-lo. Eles não querem responder pelo que fizeram, serem confrontados com a sua traição aos interesses dos portugueses nestes últimos anos. Talvez AJSeguro não se tenha apercebido, mas esse debate desponta já na "base" da nossa sociedade. É preciso dar-lhe voz. Os portugueses precisam de uma voz, uma representação partidária que os arranque do desânimo e da decadência sem lhe esconder a verdade, a história. O desânimo e decadência numa sociedade abre sempre caminho ao idealismo, ao radicalismo, ao perfeccionismo e ao experimentalismo no seio das elites, quer de direita quer de esquerda. É o que vem acontecendo. Se assim não fosse, teriam aceite o PEC IV e talvez ganhassem na mesma as eleições na data democrática. A sua recusa foi um erro grave. Um crime lesa-pátria.

Pessoalmente, não tenho dúvidas de que se tivéssemos eleições dentro de três meses, e José Sócrates fosse a jogo, ganharia com maioria absoluta, quiça com mais de 50%. Os partidos do governo, PCP e BE, sabem disso.... Não estou a defender o regresso agora de J. Sócrates ao governo. De modo nenhum! Estou a defender que urge um PS que empunhe a bandeira do seu passado recente, onde sobressai responsabilidade, competência, ambição, porventura erros também. Para isso é imprescindível que o seu líder não lhe volte costas.

Se o Dr. Seguro não quer seguir por aqui....

A História chama-o!

Se não responde vá-se embora.








Eduardo disse...

Tá na hora de o PS não perder a identidade e mandar o Seguro fora. Alternativas não faltam.

Mostrem que são melhores que o PPD e não se apresentem com um sucedâneo do Passos como cabeça de cartaz.

Anónimo disse...


Em conclusão os únicos salvadores de Portugal são os mesmos que "assaltaram" o país durante o regime socrático tendo em conta que todos os outros partidos não valem nada. Um conselho é melhor marcarem uma consulta no psiquiatra mais próximo presumo que andam a sofrer de algo de grave a nível dos neurónios. Esta corja da socratice trapaceira rebentou com o país mas pelos vistos a estrondosa derrota de Junho de 2011 ainda não serviu de liçao.

Anónimo disse...

Ó Abrantes, que tristeza!
0, 5, 3 comentários a cada post...
Já ninguém lê o que escreves...
Tadinho, vai ficar desempregado, o Abrantes...

Anónimo disse...

É preocupante para o líder do socialismo democrático ou social democracia ter apagões nos momentos cruciais.

Tome nota

Não tenha nada contra o Seguro, sou contra, sim, contra um presidente cansado das viagens e mais dedicado ao Golf.

A teoria ecónomica é aquela em que povo se sente útil e participativo no seu País, mesmo ganhando mal.

Trabalho à jorna e sem direitos...não


Se nós queremos sobreviver devíamos pedir ao Presidente que fosse descansar para a sua bela casa - desse a voz ao povo.

Era um favor que fazia, pelo menos a mim.


A Bem do País
Piruças

Anónimo disse...

Muito bom.

Anónimo disse...

Muito bem, Miguel!

Está na hora do PS voltar à oposição e se apresentar como solução aos portugueses. Ássim, esperamos que os socialistas percebam que Seguro não serve para tanto e que devem prepara muito rapidamente a sua substituição. Espero que faça por isso. Já chega!

JN

David Elias disse...

De que está o PS à espera para convocar os portugueses a resistir a este golpe de estado ???

Anónimo disse...

O que vale é o portas não ser um gajo ambicioso. pq se fosse, e com este ps, provocava a queda deste governo (juntava-lhe umas tretas do género nós somos sérios e tal) e seria o próximo PM.

Anónimo disse...

Tal e qual...grande comentário!
Obrigado.

Anónimo disse...

Esta rapaziada ingluindo o Seguro, tem de perceber, que isto não é Associação de Estudantes - nem o Presidente da Républica, pode presidir a uma RGAlunos.

O PR. tem, deve, escutar os Portugueses, nem seja durante uma semana, para isso lhe pagamos

Se calhar estou errado, mas é a minha opinião.


A bem dos Portugueses que não emprego, passam fome e não vêem futuro.

Não ao Trabalho à jorna- sem direitos e come sopa de cavalo cansado.

Estava longe, de saber, que o trabalho à jorna voltava a ser uso.

Eu sei, sentida na pele, o que era esses tempos.

Até as lagrimas chega-me aos olhos.

O PC e o BE tem muita culpa neste cenário


Piruças

Anónimo disse...

A figura de presidente da republica nao tem razao de ser acabem mas é com esse cargo e poupamos umas massas boas. So serve para aparecer em festas, romarias e outras porcarias. Para alem disto serve para estar calado e quando fala tá tudo maribando para o que diz. foooooooooooooooooooooooora com ele.

Anónimo disse...

Como sempre Abrantes é claro e aponta o caminho.

Anónimo disse...



Mete a viola pelo cu acima, arrastadeira patética. Este blogue já nem sequer faz mossa, a ver pelo que dizem a Manela, o Capucho, o bé-bé chorão J. Gomes Ferreira e até o tal do CDS que disse já chega de se desculparem com a "socratice trapaceira"!!!


E isto ainda sem o Cavaco dar um peido (mas pelo cheiro que veio da velha a coisa não deve ser meiga), nem o CDS reunir este Sábado!


Medo, panascão, muito medo, que a tua vidinha está a começar a dar para o torto...