segunda-feira, setembro 17, 2012

Como é que Gaspar Passos descalça esta bota?

É estranho que ninguém tenha pedido ao Governo o estudo em que assenta a sua proposta de redistribuição brutal dos rendimentos feita a coberta das alterações na TSU. O Governo justifica a adopção da medida com o argumento de que ela permitirá a redução do desemprego.

Ora um grupo de professores universitários (quatro da Universidade do Minho e um da Universidade de Coimbra) decidiu estudar a medida e chegou a conclusões surpreendentes: de acordo com os seus cálculos, as mexidas previstas poderiam implicar mais desemprego (envolvendo até 68 mil trabalhadores).

O estudo em causa recorda que a medida anunciada nunca foi testada, nos termos propostos, em nenhum país — parecendo cada vez mais certeiro o teor deste artigo: “O governo que doou o seu povo à ciência”.

O melhor é o leitor ler o estudo, que está disponível aqui.

7 comentários :

João Pinto e Castro disse...

O estudo diz que o mais provável é uma perda de 33 mil empregos. A perda de 68 mil situa-se no máximo do intervalo de confiança e será, portanto, muito pouco provável.

Miguel Abrantes disse...

Caro João Pinto e Castro:

Corrigi o post.

Teófilo M. disse...

Olha que aborrecimernto! Agora que tudo estava a correr tão bem...

Fernando Romano disse...

Sinto que estou com uma previsão singular! Que mais ninguém está a ver o grande golpe de teatro em preparação, previamente calculado, a propósito das recentes medidas do governo, especialmente a TSU.

Será que do conjunto de impostos decididos pelo governo, só a TSU mereça ser criticada, empolando, com razão, a natureza da sua flagrante injustiça?!

Vamos supor (mera suposição já se vê) - para mim é o que, provavelmente, vai acontecer -, que está montada uma traiçoeira encenação (Relvas é muito bem capaz de a ter montado), que arrastou o P. da República e Conselho de Estado para o palco, os partidos para cenas com seus órgãos máximos, etc., etc., etc., para no final o governo, muito bonzinho..., ceder e anular a taxa da TSU, proporcionar uma vitória de pirro a todos os agentes, fazer esquecer o fracasso colossal do seu governo, os outros impostos, e amansar, assim, a revolta dos portugueses, acabando por sair vitorioso desta salganhada.

Então e as outras medidas gravosas que tomou? Ninguém já fala nelas?

O Dr. Seguro começou por reivindicar o corte de um só subsídio (e foi ultrapassado pelo T.C.), agora reinvidica só a eliminação da TSU.... Quase toda a gente faz o mesmo.

Estarei a ver mal...?

Ou está tudo unido em atirar poeira para os olhos do povo?

Bem..., isto é mesmo coisa para profissionais avaliarem.

Esperemos para ver.

Anónimo disse...


Ora Miguel, estranho porquê? Não ouviu o paulinho dizer no Domingo que tinha proposto medidas alternativas à tsu, sem que ninguém lhe (se!) perguntasse que medidas eram? Não era útil saber o que propõe o cds numa altura destas? Patriótico até! eheh
Ninguém pergunta nada - e já todos o vimos fazer este número 1000 vezes... Amanhã estará tudo virado ao Seguro, já.

Anónimo disse...

Não é por acaso. Eles conhecem o estudo. E o desemprego generalizado é mesmo o que eles querem.
Estamos a assistir a uma "limpeza" como não se via desde os tempos do nazismo.E nem precisaram meter pessoas em comboios ou campos de concentração. Bastou usarem a economia...

Anónimo disse...



É uma metáfora arrepiante a do anónimo das 08:27:00 a.m...mas pode fazer sentido...esta gente não é seria e tem desígnios obscuros.
Temos de estar acautelados !