sábado, setembro 08, 2012

Dr. Cavaco, chega de regabofe!

Fui consultar os relatórios e contas da Jerónimo Martins (p. 105 da versão online) e da Sonae (p. 99 da versão online) para verificar o impacte da redução da taxa social única para o patronato (de 23.75% para 18%). Só vos digo, caros leitores, isto está bom é para os merceeiros. Os dois quadros seguintes mostram os custos com pessoal no exercício de 2011:

Jerónimo Martins
Sonae

Se esta redução de 5.75 pontos percentuais se aplicasse a 2011, os accionistas da Jerónimo Martins teriam de pagar para a segurança social apenas 86,269 milhões de euros e os accionistas da Sonae 86,524 milhões de euros. Ou seja, o bónus ontem anunciado por Passos Coelho teria permitido, se aplicado aos montantes de 2011, um ganho adicional de 27,6 milhões para o patrão do Pingo Doce e 27,7 milhões para Belmiro de Azevedo.

Senhor Presidente da República, vai continuar a assobiar para o lado perante este brutal saque aos trabalhadores por conta de outrem que vai para os bolsos do patronato?

13 comentários :

Francisco Clamote disse...

Qual é a dúvida? Claro que vai. Não figuram os seus donos entre apoiantes de Cavaco. Amor com amor se paga.

Pedro Rocha disse...

Como há mais portugueses que funcionários da Sonae ou Jerónimo, sou capaz de acreditar que eles não gostaram muitos.

ignatz disse...

as promessas eleitorais têm de ser pagas e é difícil governar sem ter conta aberta na mercearia.

Anónimo disse...

Caro Miguel,

Infelizmente as contas que fez não estão correctas e os ganhos do Belmiro e do Soares dos Santos serão bastante superiores aos valores que menciona. Não se trata de uma redução de 5,75% nas contribuições, e sim de 5,75 pontos percentuais na taxa contributiva aplicada às remunerações, o que corresponde a uma descida de 24% nos gastos com a Segurança Social, grosso modo. Ou seja, os valores serão em torno de 27 milhões de euros cada um. Cumprimentos

Olimpico disse...

Que esperam ? Acham que ele tem condições para exercer o seu mandato, depois de tanta trapalhada???? Ou será que vai tirar da "cartola" mais uma "Trapalhada" para enganar os Portugueses ???
Aguardem sentados, para não haver ferimentos.
Já há quem apele a Mário Soares a mobilização de manifestação, para a FONTE LUMINOSA....

Miguel Abrantes disse...

Caro leitor (de Set 08, 07:23:00 p.m.)

Tem toda a razão. Muito obrigado pela chamda de atenção. Já corrigi.


ilda rebelo disse...

Aposto que esta foi uma das ideias que levou o Pinguço a achar que o Álvaro tem ideias muito boas...

Pudera, com uma ideia que lhe oferece 27 000 000, este Governo é o EUROMILHÕES dos homens mais ricos de Portugal e que vão para a Holanda para fugir aos imposto cá.

Foi para isto que deram a golpaça para correr com o Sócrates.

É o POTE no seu melhor.

Anónimo disse...

Agora percebe-se a campanha pornográfica que fizeram contra o Sócrates.

Nunca se tinha visto nada assim...

Os interesses económicos não brincam quando se trata de meterem no bolso mais uns milhões.

Anónimo disse...

Também eu acho que basta de regabofe. E de Cavaco. Fora com esta choldra toda.

Victor disse...

O morto de Belém já nem assobia. Depois da comunicação do estarola-mor, o morto ainda não foi ao facebook. Ainda pensei que tivesse ido fazer asesta depois do almoço, mas que até a noite o morto dizia alguma coisa. Em vão. Entretanto, os merceeiros através da APED mostraram-se "muito insatisfeitos" por passarem a embolsar mais uns milhões. Já não deve faltar muito, para como dizia o "homem Xoné", um dia destes as pessoas roubarem comida nas lojas. O pior para ele é que pode começar pelas suas.
Pelo meio apareceu o Mefistófeles Louçã com a ladaínha suja de quem parece não ter nada a ver com isto. Foi esse artolas, um dos que contribuiu decisivamente para que Socrátes não levasse a cabo as reformas que Portugal precisava.
Pena é que em Ponte de Lima só tenham assobiado o Lambretas. Começo a pensar que têm razão aqueles que acham que "uma boa cacetada nos bichos" não fazia mal nenhum. São estes miúdos centristas que com uma "lata descomunal", usam a ciência económica para explicar que um roubo na TSU não é um imposto. Pois não, mas eram estes artolas que enchiam até há pouco tempo a boca com carga fiscal. Termino fazendo uma declaração de interesses. Apesar de não ser socialista, votei em Socrátes, e agora tenho certeza da boa escolha que fiz.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Este estarola do Pingo Doce bem acusava Socrates de truques. Já porque : não eram truques para o seu lado.
Este que lá está agora é só truques que lhe agradam. Por isso anda caladinho e atreveria-me a dizer mais anafado.

Anónimo disse...

Meus caros, só um aparte, esses "malandros" do Pingo Doce e Continente nao ganham coisa nenhuma... Vão perder e bastante. Nao e preciso fazer um desenho espero.