sexta-feira, setembro 07, 2012

Passos mente (e Portas cala e consente), rasteirando outro órgão de soberania


Passos Coelho falou ao país. Em síntese, vamos ter o seguinte em 2013:
    • Os rendimentos dos trabalhadores do Estado vão manter-se inalterados, uma vez que é suprimido um subsídio enquanto o outro é distribuído pelos salários dos 12 meses do ano, mas a contribuição para a Caixa Geral de Aposentações (ou para a segurança social) sobe 7% (de 11 para 18%);

    • Os pensionistas vão continuar com os dois subsídios cortados;

    • Os trabalhadores do sector privado vêem a sua contribuição para a segurança social subir também de 11 para 18%, enquanto a das empresas desce para 18% (era 23,75%);

    • Não é anunciada nenhuma medida relativa à tributação do capital, em particular sobre as grandes fortunas.

Ou seja:
    1. O “contributo” dos trabalhadores do Estado e dos pensionistas para a redução do défice vai ser igual em 2013 ao que foi em 2012.

    2. Passos Coelho invoca o acórdão do Tribunal Constitucional para retirar na prática um subsídio aos trabalhadores do sector privado. É mentira. É uma deslealdade para com outro órgão de soberania.

    Com efeito, não só as medidas anunciadas estão longe de repor a equidade exigida pelo Tribunal Constitucional como, utilizando o acórdão como biombo, produz uma redistribuição do rendimento, retirando aos trabalhadores do sector privado para dar aos empresários. Por outras palavras, é a aplicação da receita dos malucos do FMI, reduzindo a TSU para os patrões.

    3. O que Passos Coelho anunciou tem todos os ingredientes para ser considerado inconstitucional: a equidade não fica assegurada nem entre os trabalhadores (do Estado e do sector privado), nem em relação a qualquer contributo por parte do capital para a consolidação das contas públicas. E o que dizer do actual corte nas pensões, as quais resultam de descontos efectuados no passado?

Em suma: que vai fazer Cavaco Silva, quando vê que a situação dos trabalhadores do Estado se irá manter inalterada e vê os sacrifícios que vão ser exigidos aos trabalhadores do sector privado irem directamente para o bolso dos patrões (e não para a consolidação orçamental)?

15 comentários :

james disse...

Concordo inteiramente.

Embora Seguro ainda não conheça a proposta do OE, será que ainda há margem para a (outra) abstenção do PS?

victor sousa disse...

não vai fazer nada (Cavaco Silva). Aliás ele nunca faz nada. Limita-se a dar uns palpites, para ficar bem na "foto", e depois siga a Marinha!
Já quanto ao país, também não fará nada! Quando estes saírem, entre os outros, do costume. de maneira que...

Anónimo disse...

Isto não vai acabar bem , como se dizia há um tempo atrás aqui no CC.Ouvir o Gomes Ferreira dizer que está indignado com estas medidas e irritadíssimo ao reconhecer que a 'esquerda' está a ter razão, faz prever borrasca e espero que os raios os partam .

Anónimo disse...

O Cavaco está-se cagando para o país e para os portugueses!!!!

Anónimo disse...

Tratou dos seus negócios - é mentiroso, aldrabão....o rapazola não é parvo

Anónimo disse...

Alguém me sabe informar qual é o valor total que é arrecadado com este novo pacote de austeridade?

O pacote rejeitado pelo TC tinha um valor total de aproximadamente 2 mil milhões de euros.

Anónimo disse...

Só mesmo a tiro, porque se espera? Abater ladrões é um direito como um dever.

Anónimo disse...

Falou-se em quase 4 mil milhões de euros que serão arrecadados para 2013 e que mesmo assim não vão chegar para tapar a cratera . Mas estejamos descansados que o governo vai continuar a dizer que a culpa é do Socrates. E ainda não se falou nas medidas para tapar o buraco do ano corrente.Siga o baile...

Anónimo disse...

Cavaco? ahahahahahaha

james disse...

Quem é que vai suscitar a inconstitucionalidade desta receita?

Os mesmos de sempre ou desta vez o grupo parlamentar do PS no seu todo?


Estas medidas são mais que falíveis.

Anónimo disse...

António José Seguro tem uma oportunidade de ouro para mobilizar o país contra este assalto.
Ou mostra que é um líder ou então, vá dar banho ao cão e ponham lá um Pedro Silva Pereira que é inteligente, combativo, tem experiência de governo, carisma e sabe o que diz (e o que nos diz).
É tempo de mudanças no PS se continuarem os mansos que têm sido.

ECD disse...

Na minha modesta opinião o Tozé está, pateticamente fazendo posse de estadista responsável!, desaparecido dos verdadeiros combates. Como se viu pelo seu comentário sobre as declarações do senhorito Borges a propósito da RTP não tem jeito para estas coisas e não percebe mesmo bem o sentido das coisas. Ontem à noite, em vez de comentar e combater estas medidas pediu ao Zorrinho dizer umas larachas.



Anónimo disse...

Pacote de austeridade rejeitado pelo TC era de 3000 M€. Pacote apresentado ontem é de 5800 M€.

Anónimo disse...

O Seguro dá insegurança e voto PS, em qualquer circunstância - de resto, um e outro juntam-se os dois a esquina a dançar o só li dó

PS e SLB, para todo sempre.

Piruças

Adérito Nunes disse...

O Presidente não existe. Foi o "ideólogo" útil para agitar a golpaça contra o Governo de Sócrates e para abrir caminho ao ASSALTO AO POTE.

O seu lugar na História está assegurado como o da maior canalhice que foi feita ao POVO português.