terça-feira, outubro 23, 2012

Às vezes, lembra-se (da presunção) da inocência…


Tal como ex-governantes da área das Obras Públicas, que foram objecto de buscas mas não são arguidos, Passos Coelho foi objecto de uma escuta, sem ser arguido. Como reage a ministra da Justiça?

No primeiro caso, diz Paula Teixeira da Cruz que ninguém está acima da lei, presumindo a culpa dos visados. Diz e repete… No segundo caso, passa-lhe a amnésia jurídica e democrática e lembra-se da presunção da inocência.

Se é do chefe que se trata, o caso muda de figura. Aí, há que dizer depressa que ser escutado não tem nada a ver com ser suspeito, arguido ou culpado, muito antes pelo contrário…

A esta pérola, junta a ministra uma outra preciosidade. A senhora, que sempre andou a dizer que os códigos foram revistos por causa de processos concretos, resolveu agora que se impõe uma revisãozinha do regime das escutas. Just in case.

Moral da história: tal como ensina George Orwell, cidadãos suspeitos, arguidos e condenados são todos iguais, mas a ministra da Justiça acrescenta a este princípio uma ligeira alteração — uns são mais iguais do que outros.

8 comentários :

Anónimo disse...

Esta imbecil anda sempre a reboque das noticias e o remédio para os problemas é sempre o mesmo : faça-se mais legislação inutil para que o que está mal continue a estar mal, mas pareça que se está a fazer alguma coisa.
Esta tipa é uma completa inutil para o país mas muito preciosa para as sociedades de advogados que vivem á conta do estado.

Anónimo disse...

Esta gaja é histérica e intermitente.

Anónimo disse...

eu gosto da gaja.

tem dado bons contributos neste governo de gente incompetente.

esta perfeiramente enquadrada

Sangue (na estrada) disse...



Com esta sua "condução" irresponsável e potencialmeente assassina para alguns "peões", acabará por ser igualmente perigosa para com quem leva dentro do "carro"!

Sobretudo para o "perfeito" anjinho que está no "lugar do morto"...


Filipe Nogueira Neto.

Pandil disse...

Não há ninguém deste governo que tenha alguma vergonha na cara? A Teixeira decerto que não a tem.

Anónimo disse...

este governo é uma autêntica anedota repleto de gente ignorante, incompetente e arrogante.

sinceramente, só desejo que este governo vá ao charco o mais rapidamente possível.

PS - Declaração de interesses: eu sou um dos que, infelizmente, desperdiçou o voto em Passos Coelho. Bem me avisaram que o gajo era um incompetente... Devia ter dado ouvidos.

Sousa Mendes disse...

Não digam mal da nossa loura da "falta de justiça". Também se ela dissesse alguma coisa acertada estava a mais neste desgoverno. Até a suposta estrela apagada Gaspar não acerta uma o que será de esperar de um governo "liderado" por um tipo aprovado em castings da TVI e comandado por um desqualificado que tem uma licenciatura numa faculdade pirata e por equivalência.
Volta Sócrates estás perdoado!

Anónimo disse...

É loura natural, meu Deus - ainda se fosse oxigenada tinha uma desculpa

Zé da Adega