sábado, outubro 13, 2012

Pinto Monteiro: “O processo Freeport é uma fraude


O anterior procurador-geral da República deu uma entrevista de duas páginas ao Expresso. Uma parte dessa entrevista é dedicada ao processo Freeport, em relação ao qual os jornalistas vão descobrindo sucessivos novos ângulos para fazer as mesmas perguntas de sempre — o que acaba por tornar mais ricas as respostas de Pinto Monteiro.

Depois de centenas de manchetes nos jornais sobre o caso Freeport, o anterior procurador-geral da República dá uma cacha ao Expresso: “o processo Freeport é uma fraude”. Não seria natural que o semanário puxasse para a primeira página esta afirmação? Seria, mas não acontece, vá lá saber-se porquê.

Aqui fica a parte da entrevista relativa ao caso Freeport:
    Como é que ficou a sua relação de amizade com a diretora do DCIAP, Cândida Almeida? A dra. Cândida Almeida continua a ser minha amiga. Agora... funcionalmente discordei dela. E fiz o que a lei me impunha.

    Foi por isso que, a propósito do ‘processo Freeport’, lhe instaurou um processo disciplinar?
    Sim. O CSMP entendeu arquivá-lo. Há o dever de lealdade de informação. Se eu sempre disse para investigarem até ao fim... No último dia do prazo, às sete da tarde, puseram-me o processo em cima da secretária. Estava cheio de coisas para fazer e não tive tempo para o ler na altura. Tive a surpresa, no dia seguinte, de o jornal “Público” trazer as perguntas que não chegaram a ser feitas a José Sócrates. Se entendiam que havia perguntas a fazer, deviam ter pedido mais tempo. Ou então as perguntas não tinham razão de ser.

    Porque é que isso aconteceu?
    Aconteceu e foi errado. Com os anos que o processo durou, não houve tempo para fazer as perguntas? Por amor de Deus. Se as quisessem fazer, tinham-nas feito. O mal está em que não se pode terminar um processo deixando uma suspeição no ar, porque a imprensa imediatamente aproveita isso. Em dezenas de milhares de processos, nunca tinha visto uma coisa assim.

    O ‘processo Freeport’, pelos vistos, está cheio de coisas que nunca viu.
    Por isso é que é um processo político.

    Como é que isso se explica?
    Não faço ideia nenhuma. Tem de perguntar aos próprios. E aquelas perguntas adiantavam alguma coisa? Viram o que a dra. Cândida disse, que as perguntas eram completamente inúteis? Repare que o processo voltou agora aos magistrados e eles mandaram-no arquivar.

    Mas porque é que José Sócrates nunca foi ouvido como testemunha?
    Nunca arranjaram elementos que metessem o homem em parte nenhuma.

    Mas o tribunal que fez o julgamento não concordou com a conclusão do MP.
    Fui juiz toda a vida e nunca vi um julgamento sobre o António e o João, com o tribunal à procura de provas sobre uma pessoa que não está lá, mas enfim. Esse despacho foi enviado para o DCIAP e os procuradores analisaram tudo outra vez e concluíram pelo arquivamento. Está arquivado.

    Com outro cidadão e com os mesmos indícios, o processo teria tido o mesmo desfecho?
    Mas o processo não tem indícios nenhuns. Tem uma carta anónima e uma senhora que ouviu uma conversa no café. Se fosse com outro cidadão, o processo teria sido arquivado liminarmente. Se eu mandasse investigar todas as participações que recebi, poucos políticos não estariam agora com um processo-crime. Mal de nós se formos condenar alguém por ouvir dizer. O ‘processo Freeport’ foi muito bem investigado e até foi o terceiro mais caro de sempre, depois de Camarate e da Maddie.

    Foi o tribunal a dizer que as suspeitas contra o antigo primeiro-ministro não foram bem investigadas pelo MP.
    Não comento decisões judiciais, mas o processo é uma fraude. O maior problema que o MP tem é a contaminação entre a Justiça e o poder político. E, mesmo que se apure que não há nada, fica sempre a suspeição. E o pior é que já há magistrados a fazer política.

    Como?
    Basta lê-los e ouvi-los.

    Os magistrados fazem política durante as próprias investigações?
    Às vezes, sim. Nos comentários das decisões e nas observações políticas que são desajustadas do aspeto judicial dos processos.

14 comentários :

Anónimo disse...

Quem nos defende da justiça?!

Anónimo disse...

Por causa do Freeport foi instaurado um inquérito disciplinar que o Conselho Superior do Ministério Público mandou arquivar apesar do parecer contrário do inquiridor. É estranho que o conteúdo de tal inquérito nunca se tenha tornado público, nomeadamente pelo Correio da Manha, órgão oficioso daquele Conselho.

Anónimo disse...

Foi uma fraude com fins politicos, com cartas anónimas que tiveram origem em militantes de um partido da actual coligação e ujas testemunhas estão directa ou indiretamente ligadas a gente desta maioria, associadas a um jornal bem identificado e por aí fora....

Ainda está por fazer a história de como se tenta fazer uma golpada...

E quando assim não chegou veio a inventona das escutas....

E o atentado ao Estado de Direito com mais uns "magistrado" à mistura...

E sabe-se lá o que mais....

E com isto, o ASSALTO AO POTE consumou-se

E o País está como está...

Anónimo disse...

O Correio da Manha dizia esta semana que o Conselho Superior do Ministério Público ia instaurar uma sindicância ou um inquérito ao DCIAP. As facas já começaram a ser afiadas.

Fernando Romano disse...

Para mim, a frase mais brutal e arrasadora é esta:

"Nunca arranjaram elementos que metessem o homem em parte nenhuma."

O que ela contém de denúncia do ataque que alguns agentes da justiça fizeram ao ex-primeiro ministro e à democracia, mancomunados com estes bandos que nos governam!!!

Olimpico disse...


Eu Também vou destacar:

" NUNCA ARRANJARAM ELEMENTOS QUE METESSEM O HOMEM EM PARTE NENHUMA!!!"

Mais claro não pode ser. Eu reafirmo, Se tivessem encontrado um "Granzinho" tinha sido acusado. O ódio é visceral. Só isso me faz não ter dúvidas ..

Mas caricato, caricato, foi o JUiz de Aveiro tentar acusar Sócrates de tentativa de subverter o Estado de DEmocrático!!!!! Isto ´
e DELIRIO!!!!
Imaginem o que PInto MOnteiro, sabe, mas não pode falar....
NB: Temo que a Guerra não vai acabar, já que este governo tem os dias contados. Poderá não chegar ao Natal e sendo assim, a guerra vai continuar....Que se cuidem alguns politicos...

Anónimo disse...

A Justiça portuguesa está toda minada por toupeiras candidamente perigosas. O pior é não acreditarmos na nova Procuradora. Nem em nada.

ignatz disse...

se estão à espera da verdade sobre o freeporcos tirem o cavalinho da chuva, belém não deixa rasto. o lima não volta a tropeçar na av. de roma, agora são chamados à sede e revistados antes de entrarem.

Anónimo disse...

E assim cumpriram vários objectivos:

1. Promoveram a describilização das instituições e facilitaram o assalto ao pote;

2. Ao describilizarem a própria justiça promoveram a impunidade dos verdadeiros delinquentes.

Ainda está por fazer a historia do que sindicatos de malfateiroes fizeram a este País

Miguel Abrantes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Mas agora com uma procuradora geral que ama o ministério público vão ver como nunca mais vai haver processos politicos para ganhar o que perderam em eleições !!!!!!

Anónimo disse...

"...este processo foi muito bem investigado e até foi o terceiro mais caro de sempre depois de Camarate e da Madie.."

Se pensarmos nos custos associados aos processos Casa Pia, submarinos, BPN por exemplo, dá para ter uma ideia da enormidade da perseguição que foi feita ao ex-primeiro ministro. E tudo a partir da sugestão dum ex- PJ a alguém do CDS para que se escrevesse uma carta anónima. Parece os processos do tempo da outra senhora montados para descridibilizar as pessoas da oposição. Enfim pode ser que algum dia algum jornalista tenha coragem suficiente para fazer a história destes anos em que se uniu tudo o que de mais reacionário existe em Portugal para acabar com alguém e um governo, que independentemente dos erros cometidos não se conformava com a imagem do Portugal pequenino, pobrezinho, subserviente e sem ambição.

Baltazar Garção disse...




MONSTRUOSIDADE JUDICIAL!!!

Num País com esta "justissa", ninguém se atreve a fazer de Mário Monti! ESTE É QUE É O NOSSO MAIOR BLOQUEIO!!


Já agora, PINTO MONTEIRO QUE SE VÁ MENTALIZANDO DE QUE É O ÚNICO HOMEM QUE PODE SUCEDER A CAVACO SILVA, para poder evitar o colapso nacional!


Pior do que o político, financeiro e económico, estou a falar do colapso ANÍMICO E MORAL.

Rosa disse...




Comprei o Expresso depois de ter tomado conhecimento da entreviata a Pinto Monteiro...é perfeitamente incrível!
Vou guardá-la para "memória futura"...
Mas nem sequer me surpreende! O PGR já ia dizendo isto...mas ninguém o ouvia.
Incrível a cabala que foi montada! Esta gente (do PSD) na sua maoria não vale um centavo.
Tudo isto é muito grave.