terça-feira, dezembro 18, 2012

O Excel marado de Gaspar


Ano de 1993: com a economia portuguesa a ruir, um alucinado Braga de Macedo, então ministro das Finanças, foi à Assembleia da República gritar a plenos pulmões que o país era um “oásis”. Este sketch parlamentar resistiu à passagem do tempo. Quem não resistiu foi Braga de Macedo: após um breve compasso de espera, Cavaco calçou-lhe uns patins.

Quem era o homem que, em 1992, fez as previsões para Braga de Macedo? Um tal Vítor Louçã Rabaça Gaspar, que chefiava o Gabinete de Estudos do Ministério das Finanças. Onde falhou ele nas previsões? Falhou em tudo — na evolução da economia e na arrecadação das receitas fiscais. Veja-se:
    • Gaspar previu um crescimento do PIB de 2% em 1993, mas a economia acabou por recuar 0,7%, ou seja, o pretenso “oásis” que Braga de Macedo anunciava acabou numa recessão;
    • O Orçamento do Estado para 1993 previa um encaixe à volta de 3.340 milhões de contos (16.660 milhões de euros) com as receitas correntes, mas houve necessidade de fazer um orçamento rectificativo que já estimava menos 364,7 milhões de contos (1,8 milhões de euros), porque a receita fiscal teve um desempenho bem pior do que “se” estava à espera.

Vinte anos depois, o tal Vítor Louçã Rabaça Gaspar, que levou Braga de Macedo a estatelar-se contra a parede em 1993, não vos lembra ninguém?

9 comentários :

Anónimo disse...

Em tarefas tão sérias, falhar uma vez é incompetência.
Falhar segunda vez já é incompetência e estupidez.

Anónimo disse...

Não acerta uma. Também fez um Relatório para a UE sobre os efeitos da crise de 2008 nos EUA sobre a Europa e ...

Anónimo disse...

E quem é que nessa altura no Independente verberava contra o designado "coeficiente de erro de Braga"? Pois é, o nº 3 do atual Governo... Como o mundo da política portuguesa é pequeno...

Anónimo disse...

Se dúvidas havia acerca da incompetencia e estupidez total deste ministro das finanças ( bom, dúvidas só podem ter os mais distraidos )fica aí mais uma prova dos seus "dotes" de espertalhão...

Anónimo disse...

Nós até podíamos não o querer de volta por nos lembrarmos da sua azelhice nas previsões. Contudo, ele está ao serviço de outros interesses tais como BCE/Golman Sachs que muito lhe agradecem as asneiras que continua a fazer a nosso desfavor.

Anónimo disse...

O PS se não quer meter-se nesta balburdia, deve, claramente, dizer que está contra a venda da TAP, da ANA, da CGD. do BP e tudo o mais e avisar os compradores - quando o PS for governo retoma o que é de Portugal - Paga o que fôr metido a 20 anos sem juro.

Meter anuncios na CS a dar a informação- quanto antes.

Ze Bone

D. Antão d'Almada disse...



Este pateta triste não passa de um académico falhado! Deveria era estar numa escoleca qualquer, como a Católica, a fazer jus ao famoso aforismo dos maus profes: QUEM SABE, FAZ; QUEM NÃO SABE... ENSINA!


Vítor Gaspar é simplesmente o MAIOR FRANGUEIRO DE TODOS OS TEMPOS que a "baliza" financeira de Portugal já aturou!


FORA COM ESTA ENCRENCA MANHOSA, JÁ!

Fradique Mendes disse...

Olhando atentamente para a imagem lembro-me do touro no momento "liturgico" em que decide "investir" sobre o forcado ou seja o Excel...

Anónimo disse...

Lá diz o velho ditado, "estúpido não é o que erra, mas sim o que não aprende com os erros cometidos", logo....