domingo, janeiro 13, 2013

“Se não se respeitar a memória dos combates do passado, será difícil mobilizar para os combates do presente e do futuro”

É óbvio que há muitas diferenças entre o PS e o PSD. Uma dessas muitas diferenças é a defesa do legado de cada um dos dois partidos: enquanto no PSD é habitual cada líder renegar a praxis do anterior líder, é uma marca distintiva do PS a circunstância de todos os secretários-gerais terem defendido o legado que receberam dos seus antecessores.

A escolha de João Cordeiro para liderar a candidatura do PS à Câmara Municipal de Cascais configura um desrespeito à história do PS na defesa do Serviço Nacional de Saúde, um dos pilares do Estado Social. Quando Eduardo Ferro Rodrigues assumiu a liderança do PS, defendeu a possibilidade de os hospitais públicos e as instituições de solidariedade social criarem “farmácias sociais”. A Associação Nacional de Farmácias, da qual João Cordeiro é presidente, lançou então uma campanha milionária contra o PS, que se traduziu em anúncios de página inteira em vários jornais nacionais a contestar a medida e na distribuição pelas farmácias de todo o país de mais de um milhão de panfletos com o mesmo propósito. Essa campanha faz lembrar a cruzada dos querubins contra José Sócrates nas últimas eleições legislativas. Acresce que João Cordeiro foi um opositor feroz das políticas para a Saúde dos governos de José Sócrates, designadamente o combate ao monopólio da venda de medicamentos.

É neste quadro que se devem avaliar as palavras de Eduardo Ferro Rodrigues quando soube da escolha de João Cordeiro: “Se não se respeitar a memória dos combates do passado, será difícil mobilizar para os combates do presente e do futuro”.

17 comentários :

Anónimo disse...

é por estas (e por outras) que o PS não aparece claramente destacado nas sondagens

Anónimo disse...

Esta escolha/nomeação foi abaixo de cão. De resto, é mais do que certo que lhes vai sair pela culatra (até porque, mesmo sem razões políticas, a personagem é antipática)

Teófilo M. disse...

É apenas mais um tiro de canhão nos pés do PS. Por estes e por muitos outros motivos não alcança o PS a simpatia do eleitorado nacional.
Por este andar os socialistas vão ter de engolir muitos sapos nas próximas eleições.

Anónimo disse...

A ânsia de Seguro em enterrar o Sócrates é o que faz com que agora não tenha um discurso alternativo.

Seguro não é alternativa!

Anónimo disse...

Não dá para acreditar!

Anónimo disse...

mas o seguro quer é combater o passado recente do ps! só não vê quer não quer!

Anónimo disse...

Mudam-se os tempos mudam-se as vontades ... ou o homem foi ao perdoa-me???

EGR disse...

A escolha do dito senhor é pura e simplesmente uma vergonha!
Espero que haja ainda um pingo de decencia!

Anónimo disse...

O PS de Seguro adora dar tiros no pé.Deve ser para fazer o jeito ao amigo Coelho.

Olimpico disse...

PASSOS COELHO, nos AÇORES, afirmou:

Só se chega ao poder, falando verdade!!!! Se isto não representa um insulta aos Portugueses, Eu quero ir para a ILHA..... E na Ilha, eu quero esquecer que o casal Seguro, vai colocar como candiato à camara de Cascais um "inimigo" do Partido Socialista.
Com todo o respeito..« Politica...politica, negócios à parte »

Anónimo disse...

Seguro está numa deriva de direita.
Ficava-lhe bem respeitar o passado de camaradas e do partido.Seguro não tem estaleca para assumir o governo, já não falo do partido.São salamaleques a mais para o gosto da esquerda do PS.

O dupond do Coelho disse...

Que tristeza de filme...


O tó-tó Seguro concorre declaradamente para o óscar de actor secundário: enquanto a Direita destrói à força toda o Estado Social que o PS criou, ele entretém-se a destruír... o PS!


O patetinha. Deve pensar que é a forma mais segura de assegurar também um lugarzito na História de Portugal...

james disse...



Agora mais uma trapalhada com a ADSE.

Mas este PS não se enxerga?

Anónimo disse...

eu tenho ADSE ninguém assume que se pode melhor a retribuição por funcionário, aumentar as consultas de 4 para 10 euros e outras mas este PS é exatamente igual ao PSD não tenho dúvidas

estão apenas a vir ao de cima

já vinha no JN de hoje e mais este
http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=66276

Anónimo disse...

eu tenho ADSE ninguém assume que se pode melhor a retribuição por funcionário, aumentar as consultas de 4 para 10 euros e outras mas este PS é exatamente igual ao PSD não tenho dúvidas

estão apenas a vir ao de cima

já vinha no JN de hoje e mais este
http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=66276

praianorte disse...

Como Socialista repudio a inclusão deste senhor nas listas do Partido. Renegar o passado como está a ser feita sistematicamente por esta Direção é caminhar para o abismo.

Anónimo disse...

Seguro e a direcção actual do partido provam mais uma vez que não passam de caciques a distribuir os próximos cargos e depojos do desgoverno, quando o mesmo cair de podre.
Numa altura em que Portugal necessita de grandes estadistas , Seguro parece fazer gala em mostrar o quão mediocre é.
Fora com este governo e com esta direcção do maior partido da oposição. Nenhum deles é verdadeira alternativa.