sexta-feira, fevereiro 01, 2013

Da tralha cavaquista

Entrevista de Isaltino Morais ao DN (em 4 de Setembro de 2009):


    E se não ganhar as eleições?
    Perdi.

    Nesse cenário, o que irá fazer?
    Há tanta coisa para fazer! Mas vou ganhar, porque os oeirenses são pessoas gratas. Não sou dos que dizem que não há gratidão em política. Nunca senti ingratidão do povo. Senti-a sempre dos meus companheiros de partido, daqueles a quem fazemos favores políticos. Nunca é do povo, porque ele sabe dar o voto a quem o merece.

    Favores políticos, resposta para ser lida por Marques Mendes?
    No caso encaixa muito bem... Vê como acertou?

    Que favores foram esses?
    É preciso dar o verdadeiro sentido à expressão. Em 1999, convidei a Manuela Ferreira Leite (pela sua competência) para presidir à Universidade Atlântica, mas na altura ela estava a dirigir o ISLA. Ficou muito reconhecida, mas disse-me que não tinha disponibilidade. Ela era vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, que era presidido pelo Marques Mendes, e terá tido uma inconfidência com ele, contando-lhe do meu convite. Nesse mesmo dia, o Marques Mendes pediu para falar comigo e veio dizer-me que esse era o lugar ideal para ele, porque estava com algumas dificuldades, o Durão Barroso não o ia mandar para o Parlamento Europeu, e gostaria muito que eu o indicasse. Nunca tinha pensado nele. Na altura fui sensível e nomeei-o.

    E acedeu porquê?
    Porque não digo que ele fosse incompetente para o lugar, só não tinha pensado nele, mas do ponto de vista político fez sentido. No entanto, quem o ouvir falar fica com a impressão que nunca pediu nada a ninguém… Não tenho rancor a ninguém. Quando me referi a favores, era este tipo de situações. Como calcula, do ponto de vista ético, quando ouvimos agora falar determinadas pessoas, dá a impressão que são absolutamente assépticas em matéria de influências e de colocação de amigos.

    Favores normais na política?
    Repare… O comandante Azevedo Soares só foi nomeado para a administração das Águas de Portugal porque o Marques Mendes insistiu muito comigo para eu o nomear, porque eu tinha a tutela enquanto ministro do Ambiente. E as pressões que fez foram brutais, ao longo de meses, porque o comandante não tinha qualquer perfil para ser administrador da empresa.

9 comentários :

fernando romano disse...

Não conhecia esta entrevista, talvez problemas de memória - são tantos os casos no PSD...

Compreendo agora porque este nóia se tornou rafeirito de Miguel Relvas e dos seus bandos.

Nojentos!

Anónimo disse...

Não tinha perfil....? mas isso interessa para o quê??

Apoiante de Isaltino disse...



Mas há mais neste caso. O mm presidiu à Assembleia Municipal de Oeiras e, durante esse tempo, apesar da INCOMPATIBILIDADE legal, continuou lampeirinho a auferir o vencimento da Universidade Atlântica, entidade participada pela CMO...

Anónimo disse...

Como é q ninguem apresenta uma queixa contra esta sanguessuga? E a TVI? uma cambada de pulhas...

Anónimo disse...

Tudo homens sérios que alguém terá que nascer 2 vezes para a eles se equiparar . Hoje, surgiu mais um homem sério: um tal Franquelim Alves que tem um 'belo' curriculum na SLN/BPN etc. , que "representa cedências à Jerónimo Martins", segundo opinião dos Agricultores.

Anónimo disse...

Com que então eles eram amigos...

Olimpico disse...

Marques Mendes Falo ALTO, para que ninguém oiça o que ele diz "baixinho"....
Marques Mendes, possui mais tachos que o "homem de Oeiras" além da reforma de politico, que nunca fala dela, só fala dòs outros....

N.B. Deve receber muito bem na TVI, face à despesa que deve ter, na aquisição de informação privilegiada do seu governo ....Isto é vicio dos membros do PPD, pois outros mais "elevados" conseguiram informações privilegiadas, para obterem chorudos lucros...( Um é crime, o outro, não tenho a certeza.

Anónimo disse...

E então o Valentim Loureiro - o tal de Gondomar - não se referiu ao MMentes nos mesmos termos de pedir favores e depois dar caneladas ???? Isto é sendo baixinho... que tal seria se tivesse mais uns centímetros ????

ZECA disse...

Estes gajos só têm um nome:Cabrõezinhos dada a sua baixeza moral.