sábado, junho 22, 2013

18.º Presidente da República: — Ó Jorge, nobody is perfect…





O Jorge é Jorge Avelino Braga de Macedo, presidente do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), cargo que acumula, numa situação de duvidosa legalidade, com o de ajudante de Catroga na EDP, para compor o pé-de-meia. É também um dos gurus de Passos Coelho, a par de António Borges, Pedro Ferraz da Costa e outras criaturas de perfil similar, razão pela qual Paulo Portas não o consegue remover do IICT.

O Jardim Botânico Tropical é um dos raros equipamentos que tem resistido à passagem de Braga de Macedo pelo IICT. Como há 100 anos Manuel Arriaga e sua mulher plantaram aí árvores, Braga de Macedo convidou Aníbal e Maria para recriarem o feito (ou o inverso).

Visita preparada para decorrer em ambiente prazenteiro, uma vez que o acesso ao local é condicionado, teve um percalço inesperado. O Jorge atrapalhou-se com as contas, o que só surpreenderá quem não se recorde do tempo do “oásis”, e identificou Cavaco, numa placa de lata pintada de verde, como o 19.º Presidente da República. Cavaco, que, desde que não pode sair tanto à rua, se entretém em Belém a procurar conhecer o seu lugar na História, recorreu à sabedoria da Casa Civil, que assistia em peso à plantação das árvores de Aníbal e Maria: — Ó Senhor Secretário-geral, eu sou o 18.º ou 19.º? A resposta tinha-a o interpelado na ponta da língua: é o 18.º — contando com Carmona, Craveiro Lopes e Américo Tomás. O Jorge ainda murmurou entre dentes que perguntara à Casa Civil qual era o lugar de Cavaco na História, mas o mais alto magistrado da nação foi inexorável na distribuição de responsabilidades: — Ó Jorge, nobody is perfect…

Desfeita a dúvida sobre o teor da placa de lata pintada de verde, Cavaco pôs-se então a discorrer sobre a sua mais recente paixão: a agricultura. Depois de dedicar o 10 de Junho a promovê-la, fazendo um elogio involuntário aos governos de Sócrates, Cavaco revelou, no Jardim Botânico Tropical, a razão dos sucessivos apelos ao regresso à terra, receita com a qual seu pai fez dele o que ele é: — Tenho um grande orgulho da minha ligação à terra. Como os portugueses sabem bem, quando o meu pai me quis dar um castigo por eu não ter estudado bem, colocou-me uma enxada nas mãos e, durante meses, mandou-me para um lugar em Vila Moura cavar ao lado do meu avô.

Os portugueses, que andaram a viver acima das suas possibilidades, merecem também que se lhes coloque uma enxada nas mãos. Para verem se aprendem de uma vez por todas. É esse o propósito do governo de iniciativa presidencial.

Mesmo sem Freud à mão, acredite-se que o regime democrático terá condições para sobreviver ao 18.º Presidente da República.

8 comentários :

DIAMANTINO disse...

REALMENTE O PALHAÇO DEIXOU BOLIQUEIME, BOLIQUEIME É QUE NÃO DEIXOU O PALHAÇO.
VOMITE-SE.

Anónimo disse...

O gajo é um ganda buraqueiro que nos meteu nesta ganda buraqueira quando decidiu fazer inventonas...

Anónimo disse...

Incrível. E a tola da Cavaca a abanar com a cabeça e a dizer décimo nono para no instante a seguir ser contraditada. Todos os personagens deste vídeo são indigentes e destituídos, é uma vergonha para o país.

Anónimo disse...

O Coveiro!

ECD disse...

.. e eu a pensar que JBM se desobrigado do IICT e se tinha refugiado, alternadamente, no seu pé de terra para os lados de Sintra ou na sua herdade, algures no Alentejo, fazendo passar-se num lado por académico de número e no outro por agrário entendido em agricultura de regadio e sequeiro, montados de sobro, rebanhos, manadas e e varas . Lembram-se da sisa? Das várias "andiantadices" "produzidas" por JBM está terá sido a que lhe saiu mais cara! Todavia, todas ao mesmo nivel de "hilaridade adiantada" desta coisa de plantar arvores tropicais e de galhofar com o casal mais ilustre da Quinta da Coelha ( e no anos 1980/190 do Poço de Boliqueime).

S. Bagonha disse...

Que trio, senhores: Cócó, Ranheta e Facada!

Anónimo disse...

Confesso...até as lagrimas me chegaram aos olhos- de tanto risos e cavadelas.

É espectaculo este par de "jarros"

Zè Boné

Nuno Pinto da França Craveiro Lopes disse...

Pelos vistos os intervenientes governamentais nem conhecimentos da história têm. Cavaco Silva é realmente o 19o Presidente da República Portuguesa, pois Oliveira Salazar acumulou o cargo interinamente após a morte de Carmona, até ser eleito Presidente Craveiro Lopes.