sábado, setembro 14, 2013

Turbinas eólicas trocadas pelos Catrogas


Todos estaremos recordados das declarações da Miss Swaps no final do Conselho de Ministros em que foi aprovado vender à República Popular da China (através da Três Goelas China Three Gorges) a participação do Estado na EDP: “Aguardamos com expectativa a materialização dos benefícios mútuos que esta transacção permitirá trazer nos próximos anos”. Para justificar o entusiasmo de que dava mostras, a Miss Swaps realçou que os compromissos ultrapassavam os oito mil milhões de euros.

Veja-se o quadro abaixo publicado pelo Jornal de Negócios:



Como se observa, uma boa parte dos compromissos assumidos não está a ser cumprida ou foi mesmo abandonada:
    • A fábrica de turbinas eólicas, que permitiria a exportação anual de 800 equipamentos no valor de 500 milhões de euros, já não vai ser construída;
    • O centro de investigação dedicado às energias renováveis foi esquecido;
    • O investimento de dois mil milhões de euros na EDP traduziu-se até este momento na aquisição de activos da EDP no valor de 368 milhões de euros;
    • As duas tranches de financiamento previstas para o EDP (no valor de quatro mil milhões de euros) deram apenas lugar a dois empréstimos no montante de 1.600 milhões de euros.

Ora, tendo o Governo sustentado que foram estes compromissos que fizeram pender a decisão para a oferta do Estado chinês, importa saber, como hoje sugere Nicolau Santos no Expresso/Economia, o seguinte:
    “Parece, pois, que ou o Governo foi enganado ou enganou os cidadãos portugueses. Se a primeira opção for a verdadeira, espera-se que Passos Coelho peça explicações ao líder da CTG, Cao Guangjing. Se for verdadeira a segunda opção, então espera-se que seja o primeiro-ministro a dar explicações aos portugueses.”

Como atenuante, os chineses poderão invocar que substituíram a fábrica das turbinas eólicas pela transformação do Conselho Geral e de Supervisão da EDP na árvore das patacas da malta amiga da coligação de direita (Catroga, Braga de Macedo, Teixeira Pinto, Celeste Cardona, Ilídio Pinho, etc.), sem esquecer a circunstância de um jornalista despedido do Diário Económico — por coincidência, marido da Miss Swaps — ter sido convertido em consultor internacional da eléctrica portuguesa chinesa.

Compare-se todo este obscuro processo — a que parece estar a referir-se Nogueira Leite aqui — com a forma como o Governo de José Sócrates se opôs à venda da participação do Estado na PT à Telefónica, actuação que veio a proporcionar mais tarde aos accionistas da PT enormes mais-valias e uma posição de relevo na brasileira Oi.

13 comentários :

Anónimo disse...

Esta notícia passou quase despercebida nos media, creio(?). Acho estranho que no PS não apareça quem dê todo o relevo a esta escandaleira que põe em causa os interesses de todo um povo que viu um dos seus 'anéis' ir pela 'garganta' abaixo dos chineses e acabou nos "pintelhos" dos Catrogas! Desculpem a linguagem , mas isto é demias, IRRRA!

Rosa disse...



Isto é um bando...

Anónimo disse...

NO PS há uns enjoados que estão mais vocacionados para ser os pensos higiénicos deste Governo.

É assim....quem não sabe fazer oposição...

ignatz disse...

se calhar esqueceram-se de incluir na redacção do contrato, os rascunhos foram queimados e o gajo que poderia esclarecer isto, o broges, já morreu. portanto qualquer investigação é para arquivar, aprendam que a marilú não dura sempre e no psd até depois de mortos continuam ao serviço da causa.

Anónimo disse...

excelente post!

Anónimo disse...

É bem verdade Miguel, os chineses têm uma atenuante. Conseguiram transformar uma cáfila de neoliberais assanhados em funcionários da nomenklatura. Mas eles que se ponham a pau.Bo Xilai que o diga.
Quanto ao PS...
Pensemos nas autárquicas e na vitória desejada e merecida de António Costa.

Ângelo Pereira

Anónimo disse...

Isto está completamente a saque e o sinaleiro de Belém a vê-los passar.

Zé da Adega

Anónimo disse...

O sinaleiro de belém....

Em Angola enriquece a filha de um Presidente...

noutras paragens enriquece o genro!

Já agora...que não seja pela cor da pele que num caso se suspeite e no outro se assobie para o ar...

E uns trocos com as ações do bpn ...é apenas um cheirinho... e algo bem palpável que se passou...

Anónimo disse...

O POTE está a dar....

Anónimo disse...

Não é em vão que o povo diz: "que isto é um negócio da China..."
Quem sempre come (o caviar) é a clique dirigente.. (lá como cá). Os "serventuários" que comam a "tijela do arroz"...

Andre Castro disse...

http://www.publico.pt/economia/noticia/china-three-gorges-fabrica-de-aerogeradores-ainda-esta-em-discussao-mas--nao-e-um-compromisso-1605910

Anónimo disse...

E o pintelheiro agora anda calado.

A senilidade só se revela em certas circunstâncias...

Anónimo disse...

E o pintelheiro agora anda calado.

A senilidade só se revela em certas circunstâncias...