quarta-feira, novembro 06, 2013

O nosso homem em Bruxelas

— Pedro, ficas para a fotografia da praxe, mas não abres o bico.

Nunca critiquei o Tribunal Constitucional”, disse hoje Durão Barroso em Bruxelas, com o emplastro de São Bento a seu lado. Se nos recordarmos que, ainda há um mês, Barroso considerou que haveria “caldo entornado” em Portugal caso se verificasse falta de “responsabilidade de todos os órgãos de soberania”, poderemos concluir que o quase ex-presidente da Comissão Europeia estava a dar um açoite humilhante na direita, que tem “uma maioria, um governo e um presidente”, mas que se revela incapaz de fazer um orçamento do Estado sem normas inconstitucionais?

Em todo o caso, veja-se a desfaçatez de Barroso: no caso de o Tribunal Constitucional considerar inconstitucionais algumas normas do Orçamento do Estado para 2014, ele entende que o Governo “terá de substituir essas medidas por outras medidas, medidas provavelmente mais gravosas e medidas que provavelmente terão um efeito mais negativo em termos de crescimento e emprego.

Barroso não diz por que terão de ter adoptadas “medidas provavelmente mais gravosas” (castigo?), nem por que razão as medidas de substituição terão “um efeito mais negativo” (sabendo-se, de resto, que os cortes na despesa têm um efeito mais recessivo do que os aumentos de impostos). Mas Barroso não diz, mas deixa subentendido, que a Comissão Europeia está de olho no Tribunal Constitucional. A seu lado, o emplastro de São Bento referendou, pelo silêncio, a intromissão na política interna de Portugal.

5 comentários :

Anónimo disse...

O emplastro? Que maneira ordinária de tratar um PM. Mas depois da entrevista do Phd das tangas ao Expresso vale tudo não é?

"Referndou, no silêncio a intromissão na política portuguesa?" E a intromissão na política portuguesa de organismos que não foram eleitos pelos povos, como seja a OIT, a ONU e outros que tais. Ou aí a pressão e intromissão dessa gente já interessa porque dita a cartilha do costume?

Ridicula forma de discutir e fazer política. Desonestidade intelectual acima de tudo. Enfim estamos habituados , o partido socialista quando não está no poder usa toda e qualquer estratégia para fazer ruido para tentar lixar tudo e todos os que não alinhem na cartilha.

Cada dia que passa nota-se bem a necessidade que o PS tem de voltar ao poder para continuar a "festa" que referiu Lurdes Rodrigues.

Sousa Mendes disse...

Os gajos têm mesmo muitos xornalistas contratados nos gabinetes para andar na blogosfera. Basta ler o ranhoso das 9,48!

Rosa disse...



Falta de classe destes "dirigentes"... A atitude de Durão é lamentável!!

Borrado de medo disse...



Cínico dum cabrão.


Porco.


Experimenta voltares a pôr as patas em algum sítio público de Lisboa, como em Janeiro passado, no CCB. Atreve-te!

Anónimo disse...

Maneira ordinária?!
Emplastro é até extremamente educado, para a figura em apreço.
Os termos correctos seriam : bandalho, estupor, criminoso, irresponsável, imbecil, cego ideológico, e , a cereja em cima do bolo, ESTUPIDO. Naturalmente estúpido.
Alguém que só outro estupido como o leitor das 09:48 poderia enaltecer...