sexta-feira, dezembro 06, 2013

"Qual bola de ouro, qual Cristiano Ronaldo: isto é que é um orgulho nacional"

• Fernanda Câncio, Todos ao Marquês:
    ‘(…) como já fizera em 2009, a OCDE regista terem as competências a Matemática, Leitura e Ciências dos nossos estudantes de 15 anos evoluído de forma notável desde 2000. Em 2003 muito atrás do Luxemburgo, dos EUA, da República Checa, da França, da Suécia, da Noruega, em 2012 estamos a par. Somos um dos três países (em 35) nos quais melhorou a performance dos alunos de topo e dos mais fracos - sobretudo entre 2006 e 2009. Sim, sim: pavor dos pavores, a OCDE relaciona estes resultados com várias decisões de Maria de Lurdes Rodrigues. É certo que, tendo os testes a que o estudo se reporta sido efetuados no ano passado, sob a égide deste Governo, não pudemos ler o secretário de Estado Lomba a pôr em causa, como em 2009, os critérios de "escolha" dos alunos, insinuando que o ministério manipulou os resultados. Vimos antes o colega João Grancho, que tutela o Ensino Básico e Secundário, reconhecer "a clara melhoria" para logo acrescentar: "Os resultados estão longe de satisfatórios" e "reforçam e justificam a necessidade de medidas que têm sido tomadas." Medidas como, por exemplo, a mudança do programa de Matemática ministrado aos alunos testados, o acabar com as aulas de substituição e planos de recuperação. Ou a do lançamento do cheque-ensino, na senda da Suécia - cujo ministro da Educação, perante os maus resultados do país, veio já a público assumir que é preciso repensar tudo.

    Repensar? Por amor de deus, isso não é para Crato e Passos. Se o FMI diz, manipulando dados e tomando como referência o PISA 2003, que a escola pública portuguesa tem péssimos resultados em relação ao investimento nela feito e que o melhor é passar tudo para o privado, importa lá que a OCDE, com base na análise ao longo de onze anos, ateste ser um caso de sucesso que demonstra como é possível melhorar em tudo em pouco tempo. Ainda não estamos ao nível dos melhores países, ora toma, responde Crato.

    Sucede que estamos. Quando a OCDE ajusta os resultados ao nível socioeconómico dos estudantes, Portugal passa, em Matemática (a área em que foi feita a comparação), do 23.º lugar para o 5.º. Atrás apenas da Coreia, do Japão, da Suíça e da Polónia. Cinco lugares à frente da Alemanha, sete à frente da Finlândia (o país com o qual o FMI nos comparou no seu "relatório", para concluir que era muito mais eficiente) e 27 à frente da Suécia. Qual bola de ouro, qual Cristiano Ronaldo: isto é que é um orgulho nacional. Porque é que ninguém está a celebrar?’

6 comentários :

Corvo Negro disse...

Pois é Fernanda, o seu texto está excelente e acerta na "muche" do alvo destes estarolas que, para nosso mal, nos desgovernam. Mas infelizmente a generalidade dos nossos concidadãos ficou anestesiada com tanta austeridade que prefere "ligar à bola" em vez de dar atenção àquilo que verdadeiramente interessa aos nossos filhos e netos e que, intencionalmente ou não, vão deixando passara ao lado. Isto é tão evidente quanto evidente á a ausência de comentários (até agora) a este seu texto que merecia ser mais comentado e divulgado. Vou partilhar

edie disse...

ten havido campanha de desinformação, com plena adesão da comunicação social. a ideia que passou é que estamos pior que nunca em matemática e que o investimento no ensino público não compensou nada. dá muito jeito para justificar a política de destruição do ensino público português por Crato.

Miguel Abrantes disse...

Edie:

Há muito que não dava notícias. Seja bem-vindo!

Pai (de dois) disse...



É simplesmente de cortar o coração, ver tanta destruição do que de melhor construímos da década anterioer ( que não foi nada perdida!), destruição cruel e cínica, meticulosa e friamente programada.


De cortar o coração, mas o do Nuno Crato e o do Passos Coelho (e às postas!), claro!

edie disse...

Miguel, ainda bem que sou bem vindA ;) (é, sou menina).
Também gosto muito de vir aqui

Anónimo disse...

Estou mesmo a ver logo à noite no café, a discussão em vez de: - Ó Zé, já viste? a França lá se safou no grupo da Suiça, Honduras e Equador enquanto que a nós saíu-nos a fava da Alemanha, o imprevísivel Gana e os sempre complicados EUA...
será: - Ó Zé viste-me bem o relatório da OCDE sobre o PISA? eh pá demos uma abada à Suécia...

Sabem, existe mundo para além deste sítio e nesse mundo a GRANDE (mesmo GRANDE) maioria das pessoas dirá : -olha! disseram que estamos melhor que a Suécia no PISA. ah, ok! granda Ronaldo! á conta dele os suecos foram de vela. Agora venha a Alemanha, o Gana e os EUA.