quinta-feira, janeiro 09, 2014

“A homenagem que o vício costuma prestar à virtude”

Hoje no Público

Augusto Santos Silva, no Facebook:
    1. Nuno Crato participou ontem numa ação de promoção do uso de 'tablets' na sala de aula, numa turma de uma escola. Teve o cuidado em dizer que isso não era o equivalente do Programa Magalhães.

    2. Tem toda a razão o ministro.

    3. É que o Programa Magalhães não era uma ação de promoção ocasional. Era um programa, pensado e concebido como tal, com um objetivo preciso: usar as tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico, isto é, como instrumento de melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos.

    4. Era um Programa dirigido a todas as crianças e jovens, apoiando mais aqueles que, por pertencerem a famílias carenciadas, eram beneficiários da ação social escolar. Quer dizer: era também uma estratégia de redução das desigualdades sociais na escola, num recurso chave para a sociedade de hoje. Ou seja: era um programa de democratização das TIC.

    5. O que Crato fez ontem nada tem a ver com o Magalhães, de cuja liquidação foi ator, num dos gestos mais reacionários, em todos os sentidos da palavra, a que o País já assistiu. Mas, ao aparecer ontem de sorriso postiço a caucionar o uso de 'tablets' na escola, não deixou de prestar involuntariamente uma homenagem ao Magalhães: exatamente a homenagem que o vício costuma prestar à virtude.’

1 comentário :

Evaristo Ferreira disse...

Augusto Santos Silva é sempre certeiro nos comentários que faz sobre as calinadas desta "gente honrada".
Obrigado, Professor.