sábado, janeiro 25, 2014

Acções e cavaquismo, uma ligação indelével (2)

Hoje no Expresso

O Expresso debruça-se sobre as peripécias de Marques Mendes com o fisco, às quais se fez alusão aqui:
    “Soube-se hoje que Marques Mendes e Joaquim Coimbra venderam participações que detinham numas empresas a uma outra sociedade de Coimbra, e da qual o conselheiro de Estado Mendes foi também administrador, por um preço muito inferior ao preço de mercado: as acções foram vendidas por 51 mil euros, mas valiam 60 vezes mais (3,09 milhões). O fisco entendeu haver “relações especiais” entre estas sociedades, pelo que estaríamos em presença de um artifício para se esquivarem à tributação de mais-valias. Exige agora o pagamento de 773 mil euros (para além de juros e coimas).”

Para aferir o preço de mercado, o fisco socorreu-se dos valores bastante mais elevados de operações semelhantes realizadas por Marques Mendes e Joaquim Coimbra (ou pelas empresas que geriam) com entidades terceiras. A disparidade de valores é gritante.

O Expresso ouviu Ângelo Correia, que, em nome da Fomentinvest, adquiriu participações nas empresas agora sob a alçada do fisco. Confirmou o terrível Ângelo: “Não comprámos a um preço caro, mas adequado, dado as licenças (dos parques) que tinham e os contratos de financiamento. Não fiquei chocado. Aliás, já vendemos uma das participações, com lucro.”

O fisco anda agora à cata do lucro das mais-valias do outro.

7 comentários :

Evaristo Ferreira disse...

Tudo gente ligada ao cavaquismo. Marques Mendes, apesar de se dizer apologista da transparência, sempre fez pela vidinha, tal como os outros quarenta anões do BPN. Ele anda por aí, a faturar pareceres jurídicos, a produzir comentários avulsos na SIC-N, e recebe ainda uma pensão vitalícia, que julgo ser de 3.200 euros.
Esta gente não sente os efeitos da crise no seu lombo.

Anónimo disse...

Pois é! Lá vão mais estes setecentos e tal mil ser perdoados e nós , o Estado, vamos compensar isto com mais impostos, menos salários e por aí fora.Isto já nem é a República das Bananas mas dos bananas!

Anónimo disse...

Pareceres feitos pelo ganda noia ?! Ele mal sabe escrever quanto mais abrir um código ... Nem os deve ter !

Anónimo disse...

Acaba de desmentir tudo na SIC!
Até com um papelinho do fisco....

F.Borges disse...

Luisinho, o Apurador, mostra alguma dificuldade em apurar a trafulhice em que o fisco parece querer envolvê-lo.

Anónimo disse...

Os desmentidos de um mentirosos têm a veracidade das afirmações de Passos Coelho, isto é , NENHUMA.

ignatz disse...

só faltou dizer que os administradores não têm responsabilidades e que trabalhou de borla, uma verdadeira madre mendes calcutá da congregação joaquim coimbra, aquele que confundia banco insular com bilhete de identidade.