quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Ó Nuno Melo, o Snow Ball Effect não é um jogo de computadores

Rapinado a André Figueiredo

Para se avaliar a consistência do CDS, repare-se que Nuno Melo é apresentado à sociedade como o n.º 2 de Paulo Portas. Cabe a este espécime representar o CDS em vários programas nos media, designadamente no “Conselho Superior” da Antena 1. Esta manhã, Nuno Melo aldraba as palavras de José Sócrates (no seu espaço de comentário na RTP) e de João Galamba (numa entrevista no fim-de-semana) e vai por aí fora naquele estilo simplório e fura-vidas que é a sua imagem de marca¹.

Fixemo-nos na questão soletrada por Nuno Melo aos microfones da Antena 1: “Défice é dívida: enquanto não se resolver o problema do défice orçamental, a dívida subirá sempre.”

Diz ele isto para procurar justificar mais cortes na despesa. Mas se parasse para pensar, em lugar de papaguear lugares comuns, talvez se desse conta de que, apesar dos cortes na despesa, a dívida continua a subir, pelo que talvez valesse a pena investigar melhor o mistério. Ou em alternativa ler os documentos do próprio governo — como, por exemplo, o Relatório do Orçamento do Estado para 2014, que, na pág. 36, tem um quadro muito elucidativo:


Com efeito, após a adopção do programa de “ajustamento”, é imputável ao défice primário apenas 4 pontos percentuais (pp) dos 19.6 pp de aumento da dívida. O chamado “efeito bola de neve² é responsável por 17.5 pp do crescimento da dívida.

Ora os cortes na despesa pública têm degradado tanto a situação da economia portuguesa, designadamente no que respeita ao desemprego, que os efeitos negativos que provocam acabam por frustrar a suposta “poupança” e sobrecarregar a dívida.

_________
¹ Quanto à deturpação das palavras, basta rever o que disse José Sócrates no domingo (e, já agora, o que sustenta António Horta Osório sobre este tema) e João Galamba na entrevista.
² O “efeito bola de neve” compara a evolução da taxa de juro com a taxa de crescimento nominal do PIB. Se a taxa de juro cresce acima da taxa de crescimento nominal do PIB, a dívida pode tornar-se insustentável.

4 comentários :

Anónimo disse...

De cada vez que abre a boca, este pintelho armado ao pingarelho do Nuno de Melo só diz bacorada.
Como é possivel um ignorante e imbecil destes chegar onde chegou?!
Só neste país os betinhos rascas conseguem fazer pela vida.
Lá fora também os há, mas pelo menos têm a decência de ter um par de neurónios a funcionar e o canudo bem tirado.

Victor disse...

O padrinho lançou-o na alta roda. Provavelmente de todas as formas.

Luís Lavoura disse...

Nuno Melo é, recorde-se, aquele espécime que resolveu aproveitar um jantar de Natal do seu partido para desferir uma violenta diatribe contra o então chefe do partido, o dr Ribeiro e Castro. Isto diz bem das capacidades morais de Nuno Melo.

Anónimo disse...

Este arrogante e vaidoso tem uma tara ke um psicólogo podia analisar, sempre está contra Sócrates, nao vai a um debate ke não fale em Sócrates, nas TVS, na Antena 1! Nem o oiço mtas vezes, irrita~me este pedante. Não deve trabalhar nada no Parlamento Europeu, anda cá e lá?Enfim!....