segunda-feira, março 24, 2014

A asfixia ao vivo e a cores

Vídeo apagado pelo Youtube por exigência da RTP

Os delicados indícios que nos chegam levam a crer que a RTP não estava à espera que o espaço de opinião de José Sócrates se transformasse num programa de enorme êxito, apesar do horrendo cenário escolhido (a dedo).

As medidas quase furtivas que vêm sendo tomadas para esbater o impacto do programa apontam no sentido de que a RTP, provavelmente muito pressionada pelo Governo, quer arrepiar caminho. Depois de ter integrado o espaço de opinião de José Sócrates no Telejornal e de ter reduzido significativamente a sua duração, a RTP tornou num complicado quebra-cabeças o acesso aos comentários de Sócrates no seu site, que antes estava autonomizado.

O passo seguinte foi a substituição de Cristina Esteves, tendo ontem sido enviado para a arena José Rodrigues dos Santos, que se comportou como um touro enraivecido. À medida que assistia ao desempenho do novo Mário Crespo, fui mudando de opinião: o espaço de comentário cedia lugar a uma entrevista sem aviso prévio, que, a pouco e pouco, se transformava num debate, para se metamorfosear em interrogatório.

O julgamento sumário acabou por correr muito bem a José Sócrates — embora se presuma que a cilada montada tivesse estorvado a análise dos temas da semana.

A RTP parece disposta a fazer tudo para perder audiências. Já fez constar que suspenderia a participação de Sócrates durante a campanha eleitoral, como se o anterior primeiro-ministro estivesse em representação de um partido. E, hoje, entreve-se a exigir que os vídeos do interrogatório de Rodrigues dos Santos fossem retirados do Youtube.

Quem disse que a independência em relação ao poder político estava assegurada na RTP?

16 comentários :

Anónimo disse...

Um nojo.
o jrs espumava pela boca e deitava fogo pelos olhos!
...
Quando deixei de ver a Cristina Esteves, vi logo que se preparava o afastamento de José Sócrates, mas ele vai ser mais duro de roer do que alguns pensam!

Anónimo disse...

Podem consultar o link abaixo para acederem ao espaço de opinião que o artigo referência.

http://goo.gl/gHm0uA (20h45)

arebelo disse...

Com um PS minimamente decente já deveria ter sido publicada uma veemente condenação ao que é uma censura despudorada e um acto de subserviência abjeta a um desgoverno que em nada desmerece do que foi o passado fascista na comunicação social.E também não lhes ficava nada mal expor de viva voz a repulsa através de uma conferência de imprensa.Delírios ao fim e ao cabo,porque bem lá no intimo o inSeguro e camarilha até rejubilaram com o ocorrido.Por outro lado e para quem ainda duvidava,aqui está e no seu melhor o que vai ser ou já é,"o serviço público da radio televisão "caseira,só que numa versão mais requintada da do Ramiro Valadão!

Corvo Negro disse...

A comédia só vai acabar quando cair o pano e os atores da parte do Governo deixarem cair a máscara e assumirem o papel real que desempenham. Até lá Sócrates vai ser um osso duro de roer. Só quem não o conhece pode ter pensado no formato que ontem a RTP utilizou.
O JR dos Santos ia preparado para dar bailarico e quem acabou dançando todo o tempo foi ele. Gostei.

Anónimo disse...

Esta notícia é um rolo de deformações:
-quem eu vi a meter as mãos pelos pés, bem assentes na vontade (ou a cumprir instruções)de humilhar Sócrates, foi o entrevistador;
-não vi Sócrates “irritado”: vi-o enfadado com a ignorância voluntária (?) do entrevistador e a ser obrigado a repetir mais que uma vez as suas (dele, Sócrates) explicações porque o entrevistador não as compreendia;
-o que eu ouvi foi Sócrates aconselhar o entrevistador a vir mais bem preparado e com os seus (dele entrevistador) arquivos bem estudados;
-o que eu vi foi um entrevistador ridicularizado pelo entrevistado;
-o que eu vi foi uma comunicação social submissa ao poder: tristemente sabuja de um governo que nos vem a destruir há 3 anos.
É lamentável: é a imagem de um país onde a falsidade e a má fé imperam e o PAC -o Processo de Analfabetização em Curso- colhe frutos.
(disseram-me que o entrevistador escreve romances… presumo inspirados nos folhetos de cordel que, há 60 anos, se distribuíam pelas portas, com grande sucesso: aos milhares, às dezenas de milhares: era o tempo da incultura, cultivada pela ditadura vigente).

O que escreveu Manuel Poppe no face sobre o escrito de Miguel Marujo no DN.

Anónimo disse...

Sempre tive uma enorme dúvida: como é que José Rodrigo dos Santos ,cumprindo o horário de trabalho(?)costumeiro de um trabalhador, consegue escrever um romance de centenas de páginas, por ano? É que sou eu e outros portugueses que lhe pagamos o principesco salário e duvido que de tanta produção 'cultural' lhe sobre tempo para o jornalismo (sério).Mas, gostava mesmo de saber como é que ele consegue esta proeza. Alguém tem ideia ou tem acesso ao Doutor Rodrigo dos Santos para lhe perguntar?

Anónimo disse...

espetacular!:) faz lembrar a entrevista do Clinton onde o entrevistador é humilhado! muito bom:)

Anónimo disse...

Vejo aqui alguns quase a ter um orgasmo! Se fosse uma gaja boa nem lhe ligavam... Tristes...

ACORDAI, loucos do PS/Novo Circo, disse...



E isto ainda falta um mês para o 25 de Abril...

Anónimo disse...

ó anónimo das 10:50:00,

vai apreciar a febra da tua mãe!
palhaço!

Anónimo disse...

Pensavas que te safavas, mas finalmente desmascararam o principal responsável pela situação miserável a que este País chegou... Tu!

Já não era sem tempo.

Seu jornalistazeco de meia tigela (que fez o doutoramento em ciências da comunicação ao domingo e um estágio na medíocre BBC), como podes ter o descaramento de confrontar o Sr. Dr. José Sócrates com as contradições entre o que disse antes e o que diz agora? Haja algum decoro!...

Se eu mandasse ou tivesse influência, arranjava já forma de te acabar com o tempo de antena. A tua sorte é que o Sr. Dr. José Sócrates é muito benevolente.

José Rodrigues do Santos (JRS para os amigos), devias ser julgado e passar 3 vezes na casa partida sem receber 20 contos (ainda não me habituei a esta coisa dos euros). O que te vai safando é essa ladainha da treta que até leva pessoas inteligentes a ficar convencidas que afinal não tinhas dito exatamente aquilo que disseste e também que explicaste o que, numa análise atenta, não conseguiste explicar.

Ah, e podes convencer os outros, mas a mim nunca me convencerás que a culpa é só do Carlos Fino. Eu sei que o principal culpado és tu!

Um dia, as pessoas hão-de perceber o miserável que sempre foste e como exerceste jornalismo somente ao serviço dos teus amigos.

Se Deus existe, acabarás a tua carreira na CMTV.

Sacana!

Olimpico disse...


O Miguel Sousa Tavares, é que está rindo..rsrsrsrsrsrsr

Anónimo disse...

Penso que devemos analisar o estado da imprensa em Portugal

Evaristo Ferreira disse...

Os factos demonstram que estamos a caminhar para a "asfixia democrática". O Pinguim rangífero ainda não disse nada. Estará ele a dormir.

Anónimo disse...

José Rodrigues dos Santos versus José Sócrates está aqui na íntegra: http://www.rtp.pt/play/p1395/e148170/telejornal/344286

Anónimo disse...

Isto é uma vergonha.

Se o senhor José Rodrigues dos Santos tivesse um pingo de dignidade deveria demitir-se imediatamente.

Um "profissional" que se presta a um papel destes, obviamente, não pode estar numa faculdade a formar futuros jornalistas.

PS - Parece que o Sr. Dr. voltou mesmo em força ao PSD. O MAC que se cuide...