terça-feira, março 25, 2014

A ética da secção laranja política do DN


Há dias, um amigo perguntava-me por que não tinha feito alusão a uma notícia na primeira página do DN que tudo levaria a crer ter sido congeminada pela patusca secção laranja da Av. da Liberdade. Fui lê-la e vinha assinada por Miguel Marujo. Não era a primeira vez que acontecia algo assim.

Ontem, o jornalista Miguel Marujo voltou a ser notícia. Coube-lhe fazer o relato do interrogatório de José Rodrigues dos Santos a José Sócrates. A forma como Miguel Marujo descreveu a cilada montada faz supor que, se fosse incumbido de fazer a crónica de um jogo de futebol repleto de casos anómalos, teria omitido que a equipa pela qual torce, não obstante ter sido escandalosamente beneficiada pelo árbitro, tinha sofrido, ainda assim, uma goleada que fica para a história.

Talvez por isso, Miguel Marujo sentiu que o seu asséptico apontamento precisava de ser apimentado. Sem uma alusão ao abastardamento de um espaço de opinião, o jornalista viu um Sócrates (crescentemente) irritado que mais ninguém viu e transformou a resposta a uma questão concreta numa suposta desculpa esfarrapada sobre todo o interrogatório. Como se pode comprovar, revendo o interrogatório, o que Miguel Marujo escreveu é falso.

Objectivamente, Miguel Marujo engrossou as fileiras daqueles que, perante uma cilada fracassada, procuraram fazer o que o Porfírio Silva chama de «controlo de danos». Alegremente, Miguel Marujo revela, como o Valupi sublinha, que «a secção política do DN continua a rivalizar com o CM para o título de anti-socráticos do ano.»

Cada um é livre de escolher o seu caminho, mas depois não venha dizer que foi mal interpretado.

13 comentários :

Miguel Marujo disse...

«No seu habitual espaço de comentário, transformado numa entrevista sobre a sua governação, o ex-primeiro-ministro foi confrontado com afirmações que fez em 2010 e 2011. E a atualidade quase que ficou para segundo plano.» Este é o arranque do texto que desmente em toda a linha a sua frase: «Sem uma alusão ao abastardamento de um espaço de opinião». Haja pachorra para a sua leitura.

Miguel Marujo disse...

já agora, gostava muito de saber que notícia era essa que teria sido ongeminada pela patusca secção laranja da Av. da Liberdade.

Anónimo disse...

o marujo foi ao mar, mas não se aviou em terra..
talvez lhe atirem uma bóia (laranja!).

João Santos disse...

Este jornalista dá à casca!

Anónimo disse...

Não me irritou particularmente o artigo de Miguel Marujo. Nota-se algum esforço para tentar manter a parcialidade em minimos aceitaveis o que , hoje em dia , é de louvar numa paisagem populada de jornalistas vendidos, sem ética ou sequer juizo no que dizem.
Mas Socrates têm toda a razão, porque os que o achincalham mais não sabem fazer do que remeter-se ao passado. E se jornalista parcial houve nesta história foi esse idiota do Rodrigues dos Santos, que em vez de se remeter ao formato do programa ( comentário semanal) utilizou o tempo disponivel para atacar José Socrates por causa de palavras usadas em contextos diferentes. E o problema nem é esse . O problema é ter tentado meter num mesmo saco um governo minoritário, atacado por todos os lados , com um Socrates a tentar segurar o barco, com um governo maioritário, constantemente apanhado a mentir e a agir com dolo e para quem a palavra consenso não passa de mera desculpa para uma encenação que não tem nem nunca teve intenções de cumprir.
Este governo anda a fazer de nós parvos vai para dois anos e meio. Ainda não perceberam que o povo já os topou .Há muito.
Que queimem os ultimos cartuchos enquanto podem, porque depois, meus amigos, só lá voltam quando D.Sebastião regressar. Ou quando for instaurada a ditadura de novo. O que vier primeiro.

Anónimo disse...

Basta vêr a quantidade de insultos a Socrates (sempre pela mesma meia dúzia de gente) na caixa de comentários do DN para perceber que ele mete medo a muito PPDzinho e CDS desta vida.E se têm medo é porque Socrates anda a fazer alguma coisa bem. Já o Inseguro...

Anónimo disse...

vídeo da entrevista está completo, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ra05bGJkYjY.

arebelo disse...

De facto essa coisa do "his master voyce"gera muitos apaniguados na classe jornaleira e principalmente naqueles que procuram disfarçar o discurso com "entremeadas"de pseudo isenções.Não repararam é que depois de quase três anos de aldrabices e de pulhices de toda a ordem o pagode,ou a parte que não se abastece do pote,abriu os olhos e não se deixa comer com qualquer conversa.E então agora com o trafulha do relvas nos bastidores....

Anónimo disse...

O Marujo é o exemplo perfeito do idiota útil. A secção laranja rejubila, pois claro.

Miguel disse...

Esta gente é doida! Mais um pouco e o Sócrates vai a salvador nacional... Com nome à terceira ponte sobre o Tejo, o novo aeroporto, o TGV, a terceira auto-estrada Norte Sul, à política de vampirismo da banca que aplicava em dívida pública em vez de financiar a economia, à nacionalização do BPN, do BPP... Tudo louco.

Miguel Abrantes disse...


Já respondi no Facebook ao Miguel Marujo, onde ele recorre a uma linguagem vernácula.

Anónimo disse...

O Marujo é parvo, não é - ou quer navegar em água doce?

Não dar importância, parece-me

Zé aperta o laço

Migo disse...



mig el marujo ? quem é ?