segunda-feira, março 31, 2014

Voltar à casa de partida, mas muito mais pobres

• João Galamba, Sucesso a martelo:
    «Os defensores da estratégia da austeridade e das chamadas reformas estruturais embandeiraram em arco quando viram as últimas previsões do Banco de Portugal (BdP). Neste jornal, António Costa, ufano, chegou mesmo a escrever que a economia tinha regressado, mas, agora, mais equilibrada e sustentável e sem os desequilíbrios externos que (alegadamente) nos trouxeram até à 'troika'. Um sucesso que justifica todos os disparates que se escreveram sobre o manifesto dos 74 e que nos permite olhar para o futuro com otimismo, sem necessidade de pensar em alternativas, que, como mostram as previsões do BdP, se tornaram desnecessárias. Esta história seria, sem dúvida, edificante, não fosse não fazer grande sentido.

    Não sei que números é que António Costa viu, mas não foram seguramente os do BdP, porque o que o BdP nos diz é que, em termos de crescimento e do seu perfil, o pós-'troika' não é melhor que o pré-'troika', antes pelo contrário. No período 2000-8, a economia cresceu, em média, 1,3%, o contributo da procura interna foi 1,3% e o da procura externa líquida 0%. No triénio 2014-6, o BdP prevê que a economia cresça, em média, 1,4%, o contributo da procura interna seja 1,3% e o da procura externa líquida 0,1%. Tendo em conta que o desemprego e a dívida pública em percentagem do PIB são mais do dobro do que eram no período pré-'troika', que o investimento caiu mais de 30% nos últimos 3 anos, torna-se difícil, para não dizer impossível, olhar para estes números e vislumbrar o tal sucesso económico que permita encarar o futuro com otimismo.

    A tão falada transformação estrutural pura e simplesmente não existiu. A suposta marca do crescimento mais equilibrado e sustentável - o facto de o défice externo ter sido eliminado - não se deve a qualquer transformação qualitativa da economia portuguesa, deve-se, isso sim, ao facto do PIB estar ao nível do que estava em 2000, do desemprego estar acima dos 15% e das importações terem caído a pique. Ou seja, tirando a destruição causada pela austeridade, nada de estruturalmente positivo foi construído. O alegado sucesso depende, pois, da manutenção da recessão e do desemprego, porque, quando vemos o crescimento económico regressar, este não só tem taxas de crescimento muito semelhantes ao período pré-crise, como tem exatamente o mesmo perfil. Por outras palavras, quando o PIB recuperar da destruição dos últimos anos, o desequilíbrio externo regressará.

    Se olharmos para previsões anteriores do BdP, o que mudou foi que, súbita e misteriosamente, o crescimento económico do pós-'troika' deixou de assentar na procura externa líquida, tendo a procura interna voltado a ser o motor (exclusivo) da economia... como no passado. Não deixa de ser bizarro ver instituições que sempre disseram que o único crescimento sustentável era o que assentava na procura externa líquida, e que previram que as reformas estruturais assegurariam esse perfil de crescimento no pós-'troika', virem agora, quando nos aproximamos do fim do programa da 'troika', celebrar a negação de tudo isto. A explicação para esta pirueta é simples: o BdP (e o Governo e o António Costa) decidiu decretar que este programa tinha de ser um sucesso. Se necessário, um sucesso a martelo e ao arrepio de todos os factos. É o caso.«

2 comentários :

Viva Lenine disse...



Mas que lhes interessam os factos?! O desemprego e a pobreza são em si mesmos um sucesso, diria até que são O SUCESSO, para quem nos martela!


Para esses, mas também para os pobres (e desempregados) de espírito que acreditam piamente na narrativa oficial, tal como lhes ensinou a doutrina e a prática do Estado Novo, e que decidem, pelo voto, a manutenção no Poder dos grupos que querem continuar a "martelar" a vida inteira.


Enquanto os Economistas políticos não perceberem que não é com lições sérias de Economia que se faz andar a História dos Povos, este martelanço continuará a triunfar e os martelantes a "guvernar-nos"! E a governarem-se a eles à grande...

Porque a chapa é mole a martelar compensa. Só quando o martelo bater em aço e se escavacar dum golpe, é que voltará a esperança para os martelados!

Anónimo disse...

Isto não vai com "manipulação" filosofia - a rapaziada está moribunda . chamar o Padre do Convento do Beato para dar a Extrema-unção e Rezar 3 Aves Maria e cremado para poupar na cal

Acaba-se com a rraça

Zé da Adega