segunda-feira, abril 07, 2014

A Opinião de…?

Olhando para a papelada em cima da mesa,
ninguém diria que o programa se chama
«A Opinião de José Sócrates»

José Rodrigues dos Santos já tinha dado provas do que era capaz. Por exemplo, quando, imediatamente antes da entrevista de José Sócrates há um ano na RTP, apresentou um extenso e tendencioso libelo contra o entrevistado, reproduzindo, sem um mínimo de pudor, as posições da direita sobre a situação do país e o chumbo do PEC IV.

Neste sentido, o estilo «confrontacional» que adoptou no programa «A opinião de José Sócrates» é o corolário lógico de alguém que não se importa de fazer todo o tipo de fretes à direita, que contrasta com a forma reverente como trata os políticos do PSD. Basta ver esta entrevista respeitosa a um «Senhor Primeiro-ministro» [Passos Coelho] que se estatela nas suas próprias contradições ou o modo cortês como costuma conduzir a conversa semanal com Morais Sarmento (v.g., aqui, aqui e aqui).

Mas José Rodrigues dos Santos é apenas uma figura menor (e mal preparada, como se vê) lançada para tentar boicotar o programa de José Sócrates. Sabendo-se que, desde os tempos mais longínquos, há quem se disponha, a mando do poder, a cumprir os papéis mais abomináveis com um zelo inesgotável, a questão ultrapassa esta patética criatura.

Independentemente de se estar de acordo com o formato de programas em que comentadores que exerceram funções políticas expressam a sua opinião — Marcelo Rebelo de Sousa, Marques Mendes, Morais Sarmento, Bagão Félix, Manuela Ferreira Leite, Santana Lopes, Francisco Louçã, Augusto Santos Silva, etc. —, a verdade é nenhum outro comentador é objecto do tratamento obsessivo e desequilibrado a que é sujeito José Sócrates.

Cabe assim perguntar:
    1. Os partidos da oposição não têm uma palavra a dizer sobre uma situação que configura um manifesto acto de claustrofobia democrática?
    2. As instituições representativas dos jornalistas entendem que o pivot da RTP está a cumprir as regras de ética, rigor e isenção a que classe está obrigada?
    3. A ERC não encontra motivos para se pronunciar quando «A Opinião de José Sócrates» é transformada n’ «O inquérito a José Sócrates»?
    4. Há alguém que acredite que a RTP está a salvo das pressões do Governo?

24 comentários :

Corvo Negro disse...

Às vezes a ausência de comentários é a melhor e maior manifestação de apoio ao texto que se acabou de ler. É o caso deste, com o qual estou totalmente de acordo. É assim mesmo, sem papas na língua, que se escreve direito.

Anónimo disse...

para Sócrates ter o Rodrigues dos Santos pela frente não é mau. Até agora deu-lhe baile.

JRS está mal preparado, limita-se a papaguear o que vem no Correio da Manhã e afins.

Não tem sido nada mau para Sócrates.

Anónimo disse...

O "serviço" encomendado a JRS e claro: transformar o espaço de opinião de Sócrates numa sessão de assédio e desgaste com o objectivo último de o levar a renúncia.
Elimina-se assim uma voz discordante e reforça-se a doutrinação sobre o dogma meo-liberal.

Anónimo disse...

excelente post

Anónimo disse...

lá há-de vir sempre alguém com a ladainha do serviço encomendado, como se JRdosS precisasse de encomendas para fazer o que sempre tem feito.

Anónimo disse...

JRS é um papagaio muito perigoso porque não tem cérebro.

Anónimo disse...

Pq há-de a ERC ou entidades de jornalistas pronunciarem-se?

Quando muito devia pronunciarem-se pela falta de contraditório noutras bandas, inclusive a de JRdosS com Morais Sarmento, ou a auto-campanha presidencial lonha de Marcelo, e pela entorse inadmissível à informação que é a de ter políticos comentadores e jornalistas a dar deixas como se fossem pontos.

Anónimo disse...

Uma vergonha de "jornalismo", como pode Rodrigo dos Santos ter registos diferentes e dizer que é imparcial??? Ou é isento ou assume-se! Mais um que pertence ao lodo do jornalismo em Portugal!

Anónimo disse...

Excelente post Miguel.
A papelada do dr. Rodrigues dos Santos faz lembrar aquela outra que ia debaixo do braço do dr. Portas quando apresentou o borrão para a reforma do estado (onde é que esse episódio caricato já vai...). Se aquela (a papelada) era a de um borrão, esta pertence aos 'arquivos'... 'Vitorinices' como diria o Eça.
José Sócrates esteve, mais uma vez, brilhante.

Ângelo

Anónimo disse...

jasus, acabei de ver agora incrível como o JRS bate na tecla da austeridade de Sócrates com a austeridade do dom coelhone, ainda não percebeu a diferença o marionete papagaio, e se ele não percebe, um doutor jornaleiro, como vai perceber a populaça enganada diariamente pele propaganda.

obs. acho que Sócrates esteve muito bem só achei exagerada a referencia aos arquivos do JRS

ignatz disse...

a papelada é muita e os auriculares são enormes, o pugrama deveria chamar-se "a opinião de josé barroso".

Anónimo disse...

JRS fez uma fortuna com os livros vendidos. Se fosse moralmente elegante, vivia disso. Mas a vaidade pechisbeque não o deixa: dá tudo para aparecer no ecran, como qualquer Estebes de bairro. É lá com ele. Está é a dar um espectáculo que não honra a RTP. Anda a precisar que lhe puxem as fenomenais orelhas.

Joaquim Camacho disse...

No DN de 25-3-2014 pode ler-se:

«A curiosidade em redor do tom de Rodrigues dos Santos fez disparar, logo pela manhã, as visualizações dos vídeos, que ao início da tarde começaram a ser retirados do YouTube pela própria RTP, que o manteve apenas na plataforma "RTP Play".
José Manuel Portugal [director de Informação] garantiu ao DN desconhecer quem deu a ordem, mas diz que é natural "canalizar os espectadores para a RTP", não fazendo comentários sobre os direitos de autor invocados pela estação para bloquear o conteúdo informativo.»

Há apenas um ligeiro problema: É MENTIRA! O último comentário de José Sócrates que aparece na playlist da RTP é ainda com Cristina Esteves e não refere sequer data de emissão.

Por baixo da imagem aparece a frase clicável “Aceda ao último episódio deste programa”, mas trata-se de outra MENTIRA, pois quando se clica aparece de novo o mesmo episódio, com a mesma Cristina Esteves.

Não haverá na RTP interesse em que os seus programas sejam vistos pelo maior número possível de espectadores? Será isto inocente? Tratar-se-á apenas de incompetência e estupidez? Não acredito. O que provavelmente haverá, pelo menos da parte do senhor José Manuel Portugal, é uma confiança ilimitada na estupidez dos outros, se atentarmos na “explicação” que dá para a retirada dos vídeos do YouTube. A não ser que, além de mim, mais ninguém acredite que quem apenas conseguiu ver no YouTube o programa de há 15 dias ficou inevitavelmente com água na boca para ver o seguinte (ontem) em directo no canal.

Pérolas a porcos? Ou antes, em adaptação livre da sabedoria popular, rabo escondido com o gato todinho de fora?

A eficácia do resultado é, porém, indesmentível: há muita gente que, por uma razão ou outra, não viu o programa mas ouviu referências, agora quer ver, vai à porqueira do site e não consegue. Terá a Entidade Reguladora para a Comunicação Social alguma coisa a dizer sobre este autoboicote da estação pública ou será que os seus ilustres membros ainda não acabaram de palitar o último croquete?

Anónimo disse...

O que é que se pode esperar de uma pessoa que entra na RTP às 17h30 e sai às 21h? E cujo salário é equivalente à soma de salários de de doze colegas seus? E quem o isenta de cumprir o horário legal? Os colegas dele têm de cumprir horário, caso contrário, ser-lhes-á descontado no vencimento, além de se sujeitarem a outras consequências, que podem ir até a processo discipinar e despedimento. Se ele não respeita tampouco os colegas (se os respeitasse não aceitaria, e ainda menos exigiria, excepções nas regras laborais), como há-de respeitar os convidados? Era só. Bom dia.

Anónimo disse...

E o processo disciplinar que foi levantado por Almerindo Marques ao JRS? Terá sido arquivado ou prescreveu?

ignatz disse...

tou pra ver qual será a desculpa do taberneiro para acabar com o pugrama agora que a audição subiu 120.000 entre capítulos, só se for porque o órelhas deixou de sorrir e passou a chorar no fim de cada emissão.

Anónimo disse...

E o Miguel Marujo? Desta vez não se irritou? Oh...

ignatz disse...

"E o processo disciplinar que foi levantado por Almerindo Marques ao JRS? Terá sido arquivado ou prescreveu?"

pergunta à comissão de trabalhadores.

Ângela Camila, da Comissão de Trabalhadores da RTP, adiantou ao PÚBLICO que o arquivamento do processo disciplinar agrada ao grupo representante dos trabalhadores, que se tinha insurgido contra o processo: “Congratulamo-nos com a medida do Conselho de Administração”, disse.

http://www.bolsanobolso.com/index.php?topic=22828.10;wap2

Nuno Martinho disse...

Tinha-me esquecido como Sócrates à chato quando vem com uma frase repetida ad nauseam "nos seus arquivos… nos seus arquivos… nos seus arquivos". Mas, já que vêm aí eleições europeias, gostaria de juntar à História "ninguém sabe o que se teria passado em Portugal se o PEC IV não tivesse sido chumbado" que ninguém sabe "o que se teria passado na Europa se o PEC IV não tivesse sido chumbado". A substituição de um político da craveira de José Sócrates, patriota e culto, apostado no presente e no futuro, forte com os fortes, bem aconselhado e (quase sempre) bem acompanhado, por alguém como Pedro Passos Coelho (faltam-me adjectivos) foi, parece hoje claro, um grave problema para o diálogo e para a concertação dos países da Europa do sul.

Anónimo disse...

"... uma figura menor (e mal preparada, como se vê)" - mas a quem a RTP paga uns obscenos 13MIL euros, dinheiro surripiado aos portuguesas na factura da electricidade.
Haja pudor.

Anónimo disse...

O papagaio das mentiras julga que por subirem as audiências por causa das polémicas é bom para ele. Não percebe é que as audiências subiram precisamente porque sabemos que vamos vê-lo a ser confrontado com as mentiras e o que agora desdiz.

Anónimo disse...

O processo de Almerindo contra JRS? Foi arquivado, para evitar que fosse JRS a processar a RTP. Terá sido por isso que a RTP comprou (por muito dinheiro, diz-se) os direitos de adaptação televisiva das obras de JRS? Quem apanhar o fio à meada tem muito para desenrolar.

Unknown disse...

Não é agora que vou gostar de JRS. Sempre foi um entrevistador (?)tipo arruaceiro, muitas vezes mal preparado. Jornalísticamente, não o conheço. Apenas sei que é um apresentador de telejornais, mau diga-se de passagem, com mudanças de voz que irritam quem o houve.
Mas como advogado do diabo, conforme lhe chamou Sócrates, até esses podem ser inteligentes. Disse o mesmo Sócrates.

Anfitrite disse...

E é este senhor que diz que nunca votou para que o considerem independente. Nem tem coragem para assumir aquilo que é.