terça-feira, maio 27, 2014

"Eu percebo, eu saio"

• André Macedo, O grande gesto de Seguro:
    «(…) António José Seguro preferiu sair agora. Saiu enquanto há tempo - tempo não para ele, mas para outros, isso ainda veremos, veremos do que serão capazes. Saiu sem ser empurrado. Aceitou por inteiro a responsabilidade da derrota, mesmo que expressa numa vitória parcial, logo pífia, logo insuficiente para a dimensão do desafio. Percebeu que até na política - especialmente em política -- o valor está na dignidade, não na procura delirante e egoísta da vitória.

    Seguro foi grande. Que notícia inesperada. Que lição a todos nós. Esteve à altura das circunstâncias: foi a jogo até onde podia e seria legítimo que fosse, até às Europeias. Embora nunca venha a ser primeiro-ministro, garantiu a partir de hoje um lugar de respeito na política portuguesa. O político que disse "eu percebo, eu saio" é infinitamente melhor e mais político do que aquele que diz "vocês não sabem nada, eu continuo".»

17 comentários :

Anónimo disse...

Não simpatizo com André Macedo, mas reconheço que este texto está muito bem esgalhado.

Anónimo disse...

???

Anónimo disse...

ter Mai 27, 05:12:00 da tarde,

É ironia.

Anónimo disse...

Grupo de apoio a António Costa no FB Capacitar Portugal.
Alguns dos apoiantes que já lá estão: Jorge Sampaio, António Guterres, Ana Paula Vitorino (são só 3 exemplos, é irem ver: https://www.facebook.com/groups/capacitar.portugal/542231019236020/?notif_t=group_activity

Fernando Romano disse...

Talvez em nenhum momento depois de Abril uma tão urgente, nobre e patriótica responsabilidade tenha desafiado os militantes do Partido Socialista, especialmente as suas elites internas (não é hora para invocar "amizades"): defender o sistema partidário e a democracia em risco, defender o povo português de quem os desconsidera, desqualifica e humilha, defender a independência nacional, defender a dignidade e o futuro do nosso querido País - e o próprio Partido Socialista. Para isso é preciso ganhar as próximas legislativas de forma clara.

O povo português foi claro na sua mensagem: queremos o PS, mas com outra liderança, uma liderança que nos incuta confiança e esperança, um líder político à séria para governar em favor do povo e não para defender nichos de interesses, roncar e vaidades pessoais locais.

Mobilizem-se, militantes socialistas! Se António Costa deu a cara pela liderança, pelo que estão à espera? Não há tempo a perder. Organizem-se já grupos de apoio, exijam reuniões nas secções e se não abrirem as portas reúnam-se onde for possível. Nomeiem já um coordenador, em cada secção, de apoio a A. Costa. Desta vez não pode haver recuos, significava uma pesadíssima derrota do PS e do povo português. Que se abram as portas todas do partido para um grande e promissor debate interno, sempre virados para o exterior, para o sofrimento de milhões de portugueses.


Anónimo disse...

Sem questionar verdadeiramente o rumo europeu pós-Maastricht, será indiferente se é Seguro ou Costa o SG do PS.

Se o "problema" for só a imagem de fraco que Seguro transmite, nada mudará no essencial. E isso só significa que o rumo de esboroamento da sociedade portuguesa pós-Abril se manterá. Possivelmente até de forma mais acelerada, uma vez que o eleitorado castigará de forma ainda mais intensa um PS que, neste momento tão duro, prometa "Mudança" para na realidade manter tudo na mesma.

Olimpico disse...

Com todo o respeito por Seguro. mas a situação não é para "brincar à politica" Bem haja António Costa pela sua disponibilidade. Os Portugueses seguem com muita atenção este momento.

Victor Nogueira disse...

subscrevo o que escreveu o anónimo de ter Mai 27, 05:47:00 da tarde´
O resto é - parece-me - pura mudança de actores para que a encenação e a peça continuem as mesmas, com mais ou menos estrondosos tiros de pólvora seca ! Abrindo agora caminho a costa, seguro abre caminho para si próprio, caso Costa falhe. Reta saber se após um eventual naufrágio ainda haverá titanic para seguro ou sócrates !

Anónimo disse...

Eu não sou Militante do PS - mas, fui à Trindade descer o Chiado - fui empenhado comigo próprio...e gostei - NÃO GOSTEI de vêr os "brutos" carros e os "pides" a circularem no espaço do Restaurante da Trindade. dezenas vezes e pagos com o nosso dinheiro

Fez-me lembrar os policias do Caminho Novo...no tempo do "botas", claro...assim, para lá caminhamos.

De resto, o PS é maior e vacinado

Zé da Adega

Evaristo Ferreira disse...

Ainda me custa acreditar nesta notícia. Pressionado ou não a verdade é que Tozé Seguro, ao aceitar a derrota, mostra que tem um pingo de dignidade. Longe vão os dias em que, na abertura desta legislatura, prometeu fazer uma oposição com "cortesia e elegância". Em política não se pode ser mole com os adversários. Seguro era tido, por Passos e Portas, como o líder ideal para lhes fazer oposição. Era mole. E eles até o colocaram de lado, sem nunca lhe pedirem opinião sobre o "ir além da troika".
O país precisa de um contrapeso a esta gentalha. Agora sim, "estamos no bom caminho".

Anónimo disse...

Caro Evaristo, olhe que não, olhe que não...

O aparelho do partido já se tem manifestado claramente nesta últimas horas em defesa da manutenção de Seguro, pelo que claramente ele não desistiu de nada.

Victor Nogueira disse...

my God. A "notícia" que está na base destes comentário era uma efabulação. Só depois reparei. Enfim, Seguro continua e Costa que se cuide !

Anónimo disse...

Victor Nogueira,

V além de ser burro é lerdo.

Anónimo disse...

Não concordo com as opiniões do Macedo, mas neste texto ele têm toda a razão : digno é aquele que sai pelo seu pé quando não é bem vindo.
E o Seguro já devia ter percebido há muito que não é bem vindo.
Quando a direita se mobiliza para o apoiar (!) acho que está tudo dito sobre a actuação do secretário geral do PS na condução do partido e na construção da dita alternativa...
Admitir o falhanço e sair não envergonha ninguém. Gaspar fê-lo e foi por isso louvado. Está na altura do cidadão António José Seguro revelar maturidade e fair play.

Victor Nogueira disse...

Ts ts ao anónimo de ter Mai 27, 09:33:00 da tarde

Convincente, a argumentação. Uma grande capacidade de argumentação, uma suma inteligência, um raciocínio de lince e uma fina ironia aliados a um alto sentido do humor.

Parabéns, "anónimo", com sumidadades do seu calibre os eleitores estão no papo LOL

É o que vale ser "anónimo". Até podem ser mil num apenas. O Câmara Corporativa tem mais nível que certos anónimos e merece mais. Sem animosidade !

Constantino disse...




Bom, isso de que fala André Macedo não é para todos. Pelo menos não é para um "bombocas" como o seguro.


Esse é dos que só de lá saem a pontapé, ou à cabeçada, diretos para a morgue. E é bom que o PS se treine nesses métodos revolucionários, porque não está posta de parte a necessidade de ter de os usar depois contra o cavaco e contra os ursos grudados ao pote...

Clearasil disse...



DESINFECTA, borbulhas!