sexta-feira, maio 16, 2014

Outra mão atrás do arbusto

Já não chegava ver as cenas que o Presidente da República tem de fazer para andar com o Governo ao colo. Agora, é a primeira-dama que aparece a pretender atenuar um dos efeitos mais brutais da política austeritária do Governo: a colossal emigração, que leva a que «Portugal já [seja], a seguir a Malta, o segundo país da União Europeia, com mais emigrantes em percentagem da população: 28,8%» (Rui Pena Pires, coordenador científico do Observatório da Emigração).

Disse hoje Maria Cavaco Silva que emigração sempre existiu, mesmo sem crise. Acontece que, nos últimos três anos, Portugal perdeu entre 150 e 200 mil pessoas (subtraindo já a imigração), que deixaram o país em busca de trabalho. Como diz João Peixoto, investigador do Instituto Superior de Economia e Gestão: «Em matéria de emigração, os efeitos da troika foram tão maus como em tudo o resto, ou eventualmente piores, porque os impactos foram muito fortes e muito graves».

O que as palavras de Maria Cavaco Silva escamoteiam é que a actual emigração é consequência da política austeritária do Governo: «Mais do que a crise, foi a resposta austeritária à crise que acentuou o problema demográfico do país» (Jorge Malheiros, do Instituto de Geografia da Universidade de Lisboa). No fundo, as palavras de Maria Cavaco Silva destinam-se tão-só a amparar a política do Governo — ou, por outras palavras, a estratégia de empobrecimento. É a constatação de que Maria faz companhia a Aníbal atrás do arbusto.

5 comentários :

Francisco Clamote disse...

Mas havia alguma dúvida?

Tatas disse...

Quem é a Maria Cavaco?

Anónimo disse...

Uma parola que mora no palácio de Belém.

Pacóvias, Labregas & Ass. disse...



Uma indigente que nos sai cara...

Elisabete Sousa disse...

O Cavaco e a Maria representam e defendem os valores de uma burguesia que valoriza o dinheiro para si e não tem desejos de igualdade, ou seja diminuição do grande fosso entre ricos e pobres, sem desejos de cultura e saber como meio de nos questionarmos e procurarmos o caminho que melhor sirva a todos.
Sempre tive vergonha destes governantes e da forma como eles odeiam quem os questiona.