quinta-feira, maio 08, 2014

Retalhos da vida de um (alegado) primeiro-ministro
nos 40 anos do PSD



Fernando Madeira, o ex-sócio maioritário da Tecnoforma, conta em entrevista à Sábado: «trabalhávamos sobretudo em Angola e começámos a sentir que havia problemas em avançar com alguns projectos na área da formação profissional.» Melhor do que falecer: recorre aos serviços do Pedro e cria uma ONG.

Estávamos no ano de 1996. Num restaurante no Porto Brandão, foi explicado ao Pedro o que se pretendia com esta organização não governamental (ONG) que viria a designar-se como Centro Português para a Cooperação (CPPC): «O objectivo era explorar as facilidades de financiamentos da União Europeia para projectos em Angola ou nos PALOPs [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa].» O Pedro não se intimidou com a circunstância de uma organização de solidariedade e sem fins lucrativos poder não passar de uma forma expedita de conseguir negócios para a Tecnoforma: «Só posso dizer que ele foi receptivo ao que ouviu e disse logo que tínhamos de arranjar estas e aquelas pessoas e arranjou. Arranjou pessoas que eu não conhecia

Quem eram as pessoas que fariam parte desta ONG (testa-de-ferro da Tecnoforma)? «Pessoas com influência.» Luís Marques Mendes, então líder parlamentar do PSD (no consulado de Marcelo), Ângelo Correia e Vasco Rato (nomeado recentemente pelo Governo para presidir à Fundação Luso-Americana), mas também Eva Cabral, na altura jornalista da famosa secção laranja do Diário de Notícias e hoje assessora do alegado primeiro-ministro.

Com um agradecimento à revista Sábado, eis algumas passagens da entrevista (que merece ser lida na íntegra):
    - No seu entender, Pedro Passos Coelho queria no CPPC gente com influência para quê?
    - Que pudessem de facto, sei lá, movimentar, abrir ou facilitar a vinda de projectos para a ONG no âmbito da formação profissional e dos recursos humanos e que depois esses projectos pudessem ter a participação da Tecnoforma.

    - Volto a perguntar, Passos Coelho sabia que esta ONG era criada com esse intuito?
    - Tanto é assim, que eu cheguei a ir com ele a Bruxelas para um encontro com o comissário europeu João de Deus Pinheiro [militante do PSD, ex-ministro da Educação e dos Negócios Estrangeiros em três governos de Cavaco Silva e Comissário Europeu entre 1993/2000].

    - E foram lá fazer o quê exactamente?
    - Fomos lá apresentar o CPPC, o que nos propúnhamos fazer e saber da sensibilidade dele, nomeadamente que possibilidades de financiamentos havia para os PALOPs. E o João de Deus Pinheiro até nos deu logo uma ideia, dizendo que a Comissão Europeia estava a pensar num projecto para Cabo Verde, que era a criação de um instituto para formação de funcionários públicos. E que este instituto deveria servir também para formar pessoas para os outros PALOPs porque os quadros deles da administração pública eram muito deficitários. Disse-nos ainda que seria bom que criássemos um instituto em Cabo Verde e que a Comissão Europeia estava disposta a apoiar financeiramente uma coisa dessas.

    - Esse encontro com João de Deus Pinheiro foi combinado por Passos Coelho, que era então vice-presidente do grupo parlamentar do PSD?
    - Claro, eu não conhecia o Deus Pinheiro.

    - Em Bruxelas, reuniram onde?
    - Fomos ao gabinete dele, na sede da Comissão Europeia. O Pedro é que o conhecia, o Pedro é que abria as portas todas.

    - E esse projecto chegou a avançar?
    - Ainda fomos a Cabo Verde, mas não avançou. Reunimos na cidade da Praia com uns directores do Ministério da Educação, mas acho que eles estavam era interessados em criar pólos universitários e não institutos intermédios de formação profissional. As coisas não funcionaram.

    - Foi a Cabo Verde também com Passos Coelho?
    - Sim e com um cantor, o Paulo de Carvalho.

    - Porque é que ele foi com vocês?
    - Isso aí é outra história de que não quero falar. Ele apareceu no aeroporto de Lisboa. Acho que ele foi também para desbloquear, para tentar, mas dá-me a impressão que havia uma segunda agenda entre eles. Em Cabo Verde, depois das reuniões, eles foram depois para outro lado.

    - Já conhecia o Paulo de Carvalho?
    - Não, não, só da televisão.

    - Marques Mendes esteve na escritura do CPPC?
    - Sim, esteve lá. A única coisa que lhe digo é isto: paguei muitos almoços e jantares. Eu estava com o Pedro talvez de 15 em 15 dias ou uma vez por mês. Ele também aparecia na sede da Tecnoforma, mas era mais em restaurantes. Ou então íamos beber um copo. Ele vivia ainda em Campo de Ourique com a Fati [Fátima Padinha, do grupo as Doce e primeira mulher de Passos Coelho].

    - Também se encontrava com ele na Assembleia da República?
    - [Pausa] Encontrei-me com o Pedro várias vezes no parlamento, acho que era no grupo parlamentar do PSD.

    (…)

    - Mas pode dizer-me quem financiava o CPPC?
    - Vinha tudo da Tecnoforma.

    - O CPPC tinha um orçamento anual formal?
    - A Tecnoforma pagava as despesas que aparecessem. As instalações do CPPC eram também na Tecnoforma, pois ficavam na sede da empresa, no Pragal [Almada].

    - Ainda não me disse o que é que o CPPC concretizou durante os vários anos em que Passos Coelho lá esteve como presidente?
    - Até 2001, só me lembro de um projecto de formação profissional no bairro degradado da Pedreira dos Húngaros, em Oeiras. O projecto nasceu de uma ideia do governo de Cabo Verde [muitos habitantes do bairro eram cabo-verdianos] e a partir de uma reunião qualquer que houve entre o Pedro e já não sei quem.

    - Foi um projecto arranjado por Passos Coelho?
    - Recordo-me que houve uma reunião entre nós para definir o que era preciso fazer, mas o projecto precisava também da aprovação do Isaltino Morais, que era o presidente da Câmara de Oeiras. O Pedro desbloqueou isso, fez o papel que se esperava dele. E tivemos uma reunião com o Isaltino Morais, que aprovou o projecto e isso foi essencial para a candidatura a um programa financiado pela União Europeia.

    (…)

    - Depois de vender a Tecnoforma em 2001, e de Passos Coelho ter sido contratado para consultor e depois para presidente da empresa, a facturação da Tecnoforma aumentou bastante em Portugal. Um dos projectos responsáveis por isso foram as acções de formação financiadas pela União Europeia, como o programa Foral, um caso que está a ser investigado hoje pelo Ministério Público (MP).
    - Disso já não sei nada.

Tratou-se aparentemente de uma entrevista muito viva. Fernando Madeira, o ex-sócio maioritário da Tecnoforma, só embatucou quando a Sábado o questionou acerca das remunerações de Pedro Passos Coelho: «Eh pá, isso já não me recordo. É um bocado arriscado estar-lhe a dizer e era grave.» O alegado primeiro-ministro era então deputado em regime de exclusividade.

10 comentários :

Anónimo disse...

e quem era o Chefe de Gabinete do Comissário Europeu Prof. João de Deus Pinheiro com as responsabilidades da
Política de Cooperação da União Europeia com os países de África, Caraíbas e Pacífico na altura?

Anónimo disse...

Como diz o outro, isso agora não interessa nada .
Ninguém quer saber..
Se fosse noutros tempos......

Anónimo disse...

Num país decente estes episódios a que se refere o post eram imediatamente escrutinados.

Em Portugal, além de não serem, os seus autores ainda se riem a bandeiras despregadas sobre este tipo de notícias.

Acresce que o MP, completamente enredado nas suas investigações, perde-se pelo caminho numa busca obsessiva de prova e dá tempo a que todos os indícios se esfumem...

ignatz disse...

era o costa dos ófechores
https://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeoEurosistema/OrganizacaoeEstrutura/Paginas/Governador.aspx

james disse...

O chamado empreendedorismo "avant la lettre" protagonizado por um inteligente chamado Passos Coelho.

Já foi chamado a perguntas ou prescreveu?

Anónimo disse...

notem que isto ainda não tem a ver com o pedro na tecnoforma a conseguir contratos junto do "facilitador" secretário de estado relvas (aeródromos e outras coisas).
o que sabemos certamente é que a boca guedes não vai dedicar 50 minutos do noticiário de sexta-feira a isto, nem o sol da cabrita dedicará algum artigo a isto (mesmo que secundário), o esgoto do correio da manha não fará 367 manchetes insinuantes, o crespo já levou um pontapé no cú mas agora não usa t-shirt e aquela sonsa da rtp não vai perguntar ao pedro se pensa demitir-se.
e assim a acontece!

Juiz de Dentro disse...




Divulguem! Divulguem esta merda por todos os vossos contactos. É a melhor maneira de ir forjando a inevitável JUSTIÇA POPULAR, a única que um dia vai funcionar nesta Piolheira.

Anónimo disse...

Não era em Cabo Verde que existia uma coisa chamada Banco Insular para branquear os negócios escuros do BPN? Isto não estará tudo ligado? E já agora, o Paulo De Carvalho não é ou era simpatizante/militante do PCP? Tudo muito esquisito mas como não mete gente do PS só alguns jornalistas se interessam. Os jornaleiros não se preocupam e o Ministério Público idem aspas.

Anónimo disse...

Está tudo dito;
"Tudo muito esquisito mas como não mete gente do PS só alguns jornalistas se interessam. Os jornaleiros não se preocupam e o Ministério Público idem aspas."

Marquesa do pombal disse...



Pois. Mas desta trampa toda, só o Kamarada Isaltino é que foi dentro!


Pudera, saíu do Partido e ganhou uma eleição ao Marques Merdes, ficou imediatamente "sem Rede"...