sábado, agosto 30, 2014

O «banco bom» vai apresentar-nos
o célebre «Jacinto Leite Capelo Rego»?


Paulo Pena escreve sobre a audição de Ana Gomes na comissão de inquérito das contrapartidas: Durante quatro horas, o Parlamento pareceu um tribunal americano. É de leitura obrigatória.

O depoimento de Ana Gomes coloca algumas questões que talvez um dia possam ser esclarecidas, designadamente as seguintes:
    • Qual «é o envolvimento do [ex-]primeiro-ministro Durão Barroso» no processo de compra do submarinos, tendo em consideração os encontros de Barroso e do seu colaborador próximo Mário David com o ex-cônsul honorário português, em Munique, Jurgen Adolff, condenado por corrupção na Alemanha (que, de resto, foi designado cônsul honorário por Durão Barroso)?

    • Porque é que, tendo sido aprovada em 2004, a lei de financiamento dos partidos só entrou em vigor, a pedido de Durão Barroso (era, salvo erro, José Luís Arnault o responsável pelas finanças do PSD), a 1 de Janeiro de 2005, após a aquisição dos submarinos?

Ana Gomes revelou o seu espanto na Assembleia da República por haver «alemães condenados na Alemanha por corromperem pessoas em Portugal», mas em Portugal «não se sabe quem são os corrompidos», a não ser que estão em causa «titulares de cargos públicos».

Valha-nos que a eurodeputada não encerrou o seu depoimento sem deixar uma pista para solucionar o caso: «A falência do Grupo Espírito Santo pode ser uma grande oportunidade para esta comissão apurar quem são os beneficiários últimos dos fundos que receberam pagamentos da Escom UK.» É que foi através de dois off-shores do BES que terá passado o dinheiro da filial inglesa da Escom.

Estará para breve a apresentação à sociedade do célebre «Jacinto Leite Capelo Rego»? Ana Gomes não parece confiante: «Pode não tardar aí um despacho de arquivamento por prescrição», referindo-se ao processo principal, o das suspeitas de corrupção, tráfico de influências e financiamentos partidários ilícitos resultantes da aquisição dos dois submarinos, em 2004.

8 comentários :

Anónimo disse...

A Ana Gomes pode, por vezes, ser excessiva e temperamental, mas não lhe podemos negar coragem e persistência na luta pela verdade. Merece, pois, ser apoiada e respeitada. Uma dúzia de Anas e era a barreça nacional. O Portas-Maria-Papoila que se cuide.

Anónimo disse...

Uma teia de interesses desde desde o Ribau até a sopinha do Barroso.

Só um Tribunal de Nuremberg e era pouco.

Zé da Adega

Anónimo disse...

A Dra Ana Gomes é uma GRANDE SENHORA DA POLITICA, mulher com uma carreira brilhante, com uma vida de muito trabalho na diplomacia portuguesa e europeia. Corajosa, experiente, culta e sempre bem preparada, é conhecida por ser uma defensora brava de de causas e princípios justos. Necessitávamos de muitas/muitos como ela. Destemperada por vezes? Usando palavras fortes e frazes lapidares? Sim, quando sabe que tem razão, há factos, e tem o adversário filado, é apaixonada e sem medo de perder lugar. Internacionalmente respeitada, quando ela fala no parlamento europeu todos a escutam.

Helio disse...

Barosa, o nome diz algo? Quadro superior do BES, mulher de confiança de Ricardo Salgado, esteve para ser nomeada administradora em
Junho. Rita Barosa! Foi Secretária de Estado durante dois meses de quem? Miguel Relvas!!!! Como foi lá parar a menina que ficou com o lugar do Paulo Júlio? É perguntar fáxavor ao BES...

Guilherme Proença disse...

Também sou dos que acha que entre Costa e Seguro, escolhia Ana Gomes (mas ela escolhe Seguro). Para além do essencial da audição, há detalhes que me chocam: não entendo como um deputado (PSD) pode praticamente exigir a outro deputado (Ana Gomes) que levante a imunidade parlamentar automaticamente após ser ameaçada com um processo. A imunidade tem uma função, as instituições têm regras, e há demasiado deputados que não entendem o funcionamento do seu cargo.

Índio disse...

Que papel terá Miguel Frasquilho nisto tudo? E o seu "boy" (Pedro Gonçalves)? E o "boy" de Portas e Pires de Lima (Leonardo Mathias)?

Anónimo disse...

Que é feito do Casquilho...continua em férias?

Anónimo disse...

O Casquilho anda à rasca, ai se anda. Não é o único, pois o Pedro Gonçalves anda nervoso que nem um ramalhete ahahaha