quarta-feira, outubro 29, 2014

Um ministro excitado com o modelo de salários baixos



O CDS-PP não será um partido «sexy», como António Pires de Lima pretendia que conseguisse ser, mas é com certeza um partido excitado, um partido que se alvoroça com pouco. Na Cidade do México, o ministro da Economia apareceu ensoberbecido por o ranking do Doing Business 2015 colocar Portugal em 25.º lugar.

A subida no ranking deve-se a dois factores: por um lado, à redução do IRC, o imposto sobre os lucros das empresas (p. 56); por outro lado, à flexibilização do mercado de trabalho, tendo sido levadas em conta as medidas que cortam as indemnizações por despedimento e o aumento da duração máxima dos contratos a termo (p. 57). Em todos os outros itens considerados (desde a simplificação de procedimentos à protecção dos investidores minoritários), o país não revelou melhorias — ou até piorou. Neste contexto, o júbilo de Pires de Lima fica a dever-se exclusivamente à perda dos direitos laborais e à transferência de rendimentos do trabalho para o capital.

Quando o ministro da Economia aparece tão excitado com o ranking — em que Portugal, repita-se, apenas subiu naqueles dois factores —, o que ele está a transmitir é o lema da sua governação: a escravatura é o limite. Assim sendo, não será um motivo de regozijo Portugal aparecer à frente de países como a Holanda, a França, a Espanha, a Itália ou o Japão. É tão-só querer competir no mercado global através de salários baixos.

4 comentários :

Colosso disse...


Como é óbvio! Quando a esmola é grande, o miserável desconfia...

Anónimo disse...

Um javardo este Pires de Lima. Um autêntico da taberneiro que só sabe vender cerveja.

Conde de Oeiras e Mq de Pombal disse...



Não foi este anormal descomandado que há uns meses inventou o "milagre económico português"? E deixam-no voltar a alucinar assim??


Eu cá proibia-lhe mas era a pinga todos os dias, antes das 23h58m...

Anónimo disse...

Um ministro que deve ser o maior ignorante que já se viu. Acompanhado por um Secretário de Estado (Adjunto) que adora casas de alterne e tem queda para a pinga. Pior só no MNE, onde reina o velho (Machete), com o burro (Campos Ferreita), um miúdo (Maçães) e o pobre coitado do Xesário, sempre agarrado e aos apalpões às emigras...