quarta-feira, junho 17, 2015

Os açorianos que se lixem?


Os Estados Unidos estão a desactivar a Base das Lajes. Para minorar os problemas que a retirada está a provocar no tecido económico e social da Terceira, foi constituída a Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os EUA.

Ontem, realizou-se em Washington uma reunião extraordinária da Comissão Bilateral Permanente. Estava previsto que o Estado português apresentasse o plano de mitigação do impacto causado pelo abandono da Base das Lajes.

Segundo um membro da delegação portuguesa, o Governo Regional dos Açores elaborou há um ano a sua proposta. Parece que o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Defesa também «fizeram o que lhes competia nestas negociações». Acontece que o plano não chegou a ser apresentado em Washington.

Porquê? Porque o Ministério da Economia não cumpriu o prazo estabelecido, «o que representa um grave prejuízo para a população do concelho da Praia da Vitória, onde se localiza a base, e para toda a ilha Terceira». Compreende-se o desalento do membro da delegação portuguesa ouvido pelo Expresso, que explica que a próxima reunião da Comissão Bilateral terá lugar nos Açores em Novembro, «o que significa que teremos de esperar pelo Governo que sair das eleições de Outubro para que esse plano avance, de modo a resolver uma situação que já teve um impacto económico devastador na região».

Como vemos todos os dias pela televisão, Pires de Lima tem outras prioridades.

1 comentário :

Anónimo disse...

"Pires de Lima tem outras prioridades".

Sem dúvida, e tem gerido a privatização da TAP, e aliás todas as outras, de forma absolutamente brilhante, com lógica de contabilista/tesoureiro, lógica do caixa, a lógica deste governo desde o início, sem qualquer consideração de natureza política.
A empresa dá lucro (ex. CTT)? Privatiza-se para criar receita. A empresa dá prejuízo (ex. TAP)? Privatiza-se para reduzir despesa.
Com tantas contas para fazer, como podia o bom homem dar atenção a questões políticas como a das Lages?!